Fortaleza anuncia os preparativos para o natal de 2022

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A chegada do mês de novembro abriu oficialmente a temporada para os preparativos das festividades de fim de ano. Muitos fortalezenses esperam o período para obter maiores lucros. Ricardo Araújo (@papainoelnataldeluz), por exemplo, trabalha como Papai Noel há 12 anos e até hoje realiza eventos como o Natal de Luz, na Praça do Ferreira, mas também em shoppings da capital cearense. “Estou animado para esse natal. A melhor parte de ser o Papai Noel é receber o carinho especial das crianças, aquele sorriso inocente e os pedidos ao Papai Noel. Há muitos pedidos que são simples, tem crianças que pedem quentinhas ou um kg de arroz”, relata.



Ricardo conta que já foi às lojas do entorno para pedir doações e poder efetivamente atender tais pedidos. “Se a gente pudesse fazer uma parceria todos juntos, para que cada empresário ou pessoas comuns doasse algo na Casinha do Papai Noel, poderíamos ajudar mais gente. Porque são muitos pedidos”, solicita. De acordo com ele, a emoção da visita ao Papai Noel não é exclusividade de crianças, atingindo também os pais, que chegam a contratá-lo para fazer presença em festas de aniversário. “Essas coisas motivam a gente e nos deixa emocionado para que, em cada ano, nos dediquemos mais e doemos mais”, afirma.

Na última sexta-feira, 04, o Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e a CDL de Fortaleza anunciaram os detalhes do Ceará Natal de Luz de 2022. Neste ano, Fortaleza receberá decoração de luzes brancas, douradas e verdes. Além disso, o Ceará Natal de Luz homenageará Pio Rodrigues Neto, construtor, ambientalista, solidário e poeta, que faz parte da história da cidade e foi coordenador e idealizador do evento por 17 anos.

As tradicionais árvores de natal feitas com redes também estarão presentes em 2022. Na Praça do Ferreira, o exemplar deve chegar aos 25 metros de altura e, na Praça Portugal, por sua vez, deve atingir os 36 metros. A iluminação do Natal de Luz é inspirada nos traços de Mino Castelo Branco e contará com adornos como anjos, estrelas, sinos, pinheiros, jangadas, revoada de pássaros, dentre outros. 33 logradouros e edifícios serão enfeitados entre órgãos, entidades e prédios públicos.

O evento assumiu um compromisso com a conscientização ambiental ainda em 2007, porém, neste ano, atinge-se uma marca histórica com 2 milhões de mudas distribuídas em troca de garrafas PET. A 26º edição do Natal de Luz terá como tema “Plante amor, Seja Luz!”. “Ao longo de todos esses anos, sempre seguimos firmes com esse compromisso em prol da conscientização ecológica no nosso estado. O evento tem em seu DNA um compromisso verde com ações que iluminam e incentivam o sentimento de proteção ao nosso planeta para o equilíbrio ecológico. Em 2022, nosso objetivo é conscientizar a população para que todos também abracem essa causa”, afirma Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza.

De acordo com ele, a programação do natal de luz, bem como as decorações impactam positivamente no comércio da cidade. “No momento que fazemos nossas intervenções e as pessoas vão ver a decoração, antes e depois, vão aos shoppings consumir. No centro, quando tem as apresentações, o movimento nas lojas já começa a incrementar por volta das 15h”, detalha.

O evento está com a abertura oficial marcada para o dia 18 de novembro, às 17h, e o tradicional Coral de Luz já está ensaiando. Ao todo, aproximadamente 130 crianças participarão das apresentações que acontecerão a partir das 18h, todos os dias, na sacada do Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira. As crianças são integrantes das escolas públicas ou possuem bolsas integrais nas escolas particulares. Neste dia, também acontecerá a chegada do Papai Noel.
O Caminhão da Luz, que foi criado em 2020, será outro destaque na edição de 2022, levando o coral de crianças a diversos pontos da cidade. “Em 2020, fizemos questão de seguir com essa ação porque entendemos a importância de levar a magia do Natal para toda a cidade. As pessoas ficaram nas janelas das casas e apartamentos acompanhando e registrando as crianças e os jovens cantando hinos e músicas clássicas do Natal”, lembra Assis Cavalcante.


Centro Seguro

No dia da abertura, pela manhã, será lançada a Operação Centro Seguro, que todos os anos visa coibir a criminalidade nas vias do centro da cidade e imediações, além de garantir a segurança das pessoas que frequentarão as lojas para fazer compras de fim de ano. O reforço policial deve continuar até meados de janeiro de 2023.

Por Yasmim Rodrigues

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)