O deputado federal, José Guimarães (PT), revelou, nesta quinta-feira (3), em entrevista à GloboNews, que participou de uma reunião com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), para abrir o diálogo entre a Câmara dos Deputados com o presidente eleito, Lula (PT). O deputado cearense é indicado como um dos principais interlocutores do futuro governo Lula no Congresso Nacional.
Entre as pautas debatidas na reunião, estiveram a votação do orçamento e a viabilidade de propostas do governo Lula, como o Bolsa Família. Para José Guimarães, a reunião foi produtiva. “Foi uma reunião muito produtiva. Primeiro, pela abertura do diálogo, segundo pela disposição do presidente Arthur Lira de conversar e estabelecer uma parceria com a transição”, disse.
Ainda de acordo com o deputado cearense, durante a reunião, não houveram conversas sobre as eleições da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. “O presidente Lula disse que o Governo vai respeitar a autonomia dos poderes. Não quer e não vai se envolver em disputas pela presidência da Câmara”, contou.
José Guimarães se disse convencido com o apoio de Arthur Lira na votação das matérias propostas pelo governo Lula durante as eleições. “Foi o que ele nos disse: que vai nos ajudar na votação daquelas matérias que desrespeitam ao programa vitorioso das urnas”, finalizou.
CN7