Com o objetivo de promover diferentes reflexões sobre o processo de envelhecer, o Sesc Iguatu realiza, de 30 de novembro a 03 de dezembro, a Semana Social do Envelhecimento, que neste ano traz como tema “Velhices Plurais: O Direito de Envelhecer”. A ação estimula a reflexão e a discussão sobre aspectos relativos ao envelhecimento, compartilhando experiências dos idosos dos grupos que participam das atividades do Trabalho Social com Idosos (TSI).
Segundo Raimundo Neto, Gerente da Unidade Sesc Iguatu, o evento chega a sua 25ª edição. Realizada anualmente, a Semana Social do Envelhecimento é uma ação de culminância das atividades realizadas pelo TSI. “A cada edição trabalhamos um tema que é discutido por meio de palestras, rodas de conversas para os técnicos que trabalham com grupos de idosos nos 33 municípios parceiros, com os idosos e com os familiares destes”, explica.
O tema Velhices Plurais, segundo Raimundo Neto, traz a discussão sobre o processo da velhice e as multiplicidades do envelhecimento nos aspectos sociais, culturais, econômicos, familiares e biológicos.
A proposta é discutir a velhice enquanto uma etapa que, embora tenha suas necessidades, também passa por importantes questões ligadas a gênero, raça e a classe, o que torna o envelhecimento um processo particular para cada pessoa. Esses detalhes são fundamentais para compreender a diversidade do envelhecimento e assim desenvolver ações que abracem essas particularidades.
A programação é gratuita e acontece na unidade Sesc de Iguatu, na Rua 13 de maio, 1130 – Centro.
Sobre o TSI
O Trabalho Social com Idosos (TSI) atua no Ceará desde 1983, e atualmente, só na Unidade Fortaleza do Sesc atende mais de 1.500 idosos. O objetivo do projeto é proporcionar atividades que visam a socialização, o desenvolvimento do envelhecimento ativo, o fortalecimento da autonomia e da independência, o incentivo das relações entre as gerações, além do trabalho realizado com a família.
Ao fazer parte do TSI, o idoso pode participar de atividades gratuitas como: reuniões de integração, bailes temáticos, dinâmicas, vivências, palestras, oficinas, seminários, trabalhos manuais, canto coral e criação literária, entre outras. É possível ainda participar de atividades com valores subsidiados, como é o caso do curso de informática, aulas de Gerontomotricidade, Lian Gong, Terapia Ocupacional e Dança Sênior.
Serviço:
Semana Social do Envelhecimento
Local: Sesc Iguatu – Rua 13 de maio, 1130 – Centro
Programação
Quarta-feira, 30 de novembro
19h
Abertura da XXV Semana Social do Envelhecimento
Apresentação Cultural: Grupo TSI da Unidade Iguatu do Sesc.
Quinta-feira, 01 de dezembro
09h
Formação profissional para técnicos que trabalham com idosos.
Apresentação Cultural: Grupo TSI da Unidade Iguatu do Sesc.
Mesa Redonda com o Tema: “Velhices Plurais: O Direito de Envelhecer”.
19h
Encontro com Familiares dos membros do Grupo do Trabalho Social com Idosos – TSI da Unidade Iguatu do Sesc.
Apresentação Cultural: Grupo TSI
Mesa Redonda com o Tema: “Velhices Plurais: O Direito de Envelhecer”.
Sábado, 03 de dezembro
14h
XXIV Encontro de integração de idosos da região Centro Sul, Sertão Central, Vale do Salgado e Inhamuns.