PACUJÁ : A SUA MAJESTADE "O SELO UNICEF", UMA PODEROSA FERRAMENTA QUE FAZ TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS EM PROL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM DIVERSOS ESTADOS BRASILEIROS.

Blog do  Amaury Alencar
0








A ação transformadora do SELO UNICEF nos municípios brasileiros, têm feito desse projeto inovador uma das mais "fortes ferramentas em prol da consolidação das Políticas Públicas Sociais voltadas para a CRIANÇA e o ADOLESCENTE", o que fez dessa CERTIFICAÇÃO PÚBLICA INTERNACIONAL ser um dos objetos mais cobiçados dos municípios no Brasil.
Se formos fazer um paralelo entre os municípios que não trabalhavam as DIRETRIZES e os PROCEDIMENTOS do SELO UNICEF em prol desses dois segmentos da população, iremos concluir, que os mesmos andavam de marcha ré no tocante ao seu progresso social e cultural, essencial para seu desenvolvimento além de levar DIGNIDADE à população.
O Município que trabalha o SELO UNICEF tem nas mãos uma BÍBLIA SOCIAL que lhes dará o NORTE para um trabalho sólido em prol do seu desenvolvimento ambiental, social e cultural que forma um verdadeiro "tripé das transformações, no seio de uma sociedade ou de uma comunidade".
Cada município brasileiro que adere ao SELO UNICEF, tem em suas mãos um roteiro de atividades a serem trabalhados, isto é metas a cumprir além de se comprometer a manter a agenda de suas Políticas Públicas voltadas pela INFÂNCIA e pelo ADOLESCENTE.
Além do mais, o UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável e vai além.
Um dos exemplos que temos é comum aos Municípios do Semiárido, foram as transformações ocorridas naqueles que conquistaram o SELO UNICEF, os municípios se viram de ante da "abertura das portas dos gabinetes governamentais as suas reivindicações", no tocante a projetos sociais inovadores que beneficiem diretamente a criança e o adolescente, esta conquista é significativa do ponto de vista política por qualificar o município, dando-lhe visibilidade das suas ações, uma Certificação Internacional cobiçada, o que não é para menos.
Conversando com o Articulador do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024, ambientalista Jorge de Moura com larga experiência de trabalho na área social, ambiental e cultural em vários municípios brasileiros, ele listou e reforçou a importância do SELO UNICEF para os municípios, por ser o principal responsável pelas mudanças estruturantes e sociais em prol da criança e do adolescente, cita o Município de Pacujá, Região Norte do Ceará, experimenta esse feito. O articulador foi responsável direto pela conquista do Selo UNICEF na edição passada e trabalha na atual edição, objetivando mais uma vitória para o aludido município.
Nos últimos 10 dias, o município reuniu o seu QG DE TRABALHO, onde os mobilizadores sociais da Assistência Social, Educação, Saúde, NUCA, BUSCA ATIVA ESCOLAR e a COMISSÃO INTERSETORIAL DO SELO UNICEF que junto com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescentes, tiveram a oportunidade de conhecerem com mais profundidade as ações do PLANO MUNICIPAL DA 1ª INFÂNCIA e o PLANO DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ADOLESCENTES que têm metas a cumprir e que vem realizando um extraordinário trabalho, em prol em prol da promoção à mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas, trabalho este, hoje referência na Região Norte do Estado e no Semiárido Nordestino.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)