Crato e Juazeiro do Norte têm queda no número de habitantes; em Barbalha, população cresce

Blog do  Amaury Alencar
0

 

FOTO: Anderson Duarte

30/12/2022

Os dados preliminares trazidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Censo 2022 já deixa expresso algumas questões, uma delas é que o ritmo de crescimento populacional das cidades do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) está abaixo do que era projetado. 

Segundo as informações trazidas pelo censo, Juazeiro do Norte segue com o maior contingente populacional da região. Contudo, com uma população de quase 10 mil pessoas a menos do que era estimado pelo próprio IBGE, em 2021. As informações preliminares mostram que a cidade conta hoje com um total de 269.435 habitantes. 

Fluxo semelhante aconteceu na cidade de Crato, que projetava, em 2021, ter cerca de 133 mil moradores. No entanto, o censo evidencia que a cidade é, na verdade, ocupada por pouco mais de 130 mil habitantes. 

Barbalha, entretanto, fez o caminho inverso. Entre as três, foi a única que consolidou adensamento populacional superior ao que era previsto. A cidade apresentou, de acordo com o instituto, um contingente de 72.700 habitantes. Nessa linha, indica-se que em 2021 a cidade estimava contar com cerca de 62 mil moradores. 

Reforça-se que, naturalmente, quando a comparação volta-se para 2010, ano do censo anterior, as três cidades apresentam crescimento sustentado. Indica-se que naquele período Crato dispunha de uma população de 121 mil pessoas, enquanto Barbalha contava com cerca de 55 mil e Juazeiro do Norte com 250 mil. Ou seja, há uma evidente ampliação no volume populacional no Crajubar, todavia, em crescente mais lenta do que os órgãos programavam.

                                                 Site Miséria

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)