Foto: Prefeitura de Baixio/Divulgação
foto o Estadão : Candidata a Prefeita do (PT), Baixio Kacilda Alencar
Foto o Estadão : Candidato a prefeito de Baixio Raimundo Amarilio (Zico)
A população do Município de Baixio (Centro-Sul do Ceará) conhecerá os novos eleitos, para comandar a cidade, neste domingo (11). Os eleitores locais voltarão às urnas em eleição suplementar depois da cassação dos gestores escolhidos em 2020.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são mais de 6.300 moradores (estimativa para 2021). Os eleitores aptos a votar chegam a 5.589, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
A votação de domingo será das 8h às 17h. O juiz eleitoral que comandará os trabalhos é Luzinardo Alves Alexandre Silva. A eleição também terá acompanhamento do presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, que estará no município.
Candidatos
Josefa Nunes Pinheiro, a Kacilda, do Partido dos Trabalhadores (PT), concorre à Prefeitura na Federação Brasil da Esperança, que reúne ainda o PCdoB e o PV. O vice na chapa é Francisco Pontes Trigueiro Junior, o Junior Pontes, também do PT.
Na disputa, Raimundo Amaurílio Araújo Oliveira, o Zico (PDT), quem como vice José Donizete Viana Cavalcante (Donizete Cavalcante), do mesmo partido.
Pela terceira via, Jackson Santos e Isabelle Holanda (os dois do União) registraram candidatura a prefeito e a vice, respectivamente, mas ele teve o pedido indeferido e ela renunciou.
A situação
A cidade tem como prefeito interino Zico (PDT), atual concorrente, que chegou a ser preso em operação da Polícia Federal no ano passado. Ele assumiu após a cassação em 2022, pelo TRE, do prefeito Zé Humberto (PDT) e do vice, Donizete Cavalcante (PDT), eleitos em 2020. Zé Humberto ficou inelegível por oito anos, mas Donizete não. Por isso, ele está como vice na chapa de Zico.
Recomendações
O TRE informa que permanece tomando medidas de segurança para proteger a saúde de eleitores, mesários e colaboradores. Também reforça as orientações e recomendações sanitárias a serem seguidas no dia da votação. Será fornecido álcool em gel em todas as seções para higienização das mãos antes e depois da votação.
A orientação é para o eleitor levar a própria caneta para assinatura do caderno, embora sejam disponibilizadas nas seções. Recomenda ainda distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, bem como deve-se evitar levar crianças ou outros acompanhantes, abraços e alegria de mão.
Documentação
Na seção eleitoral, o eleitor deve apresentar documento de identificação com foto. Caso a pessoa tenha cadastro biométrico, pode apresentar o e-Título.
Assim como nas eleições gerais deste ano, haverá a identificação biométrica no dia da votação em Baixio.
Mesários
Foram convocados 92 mesários para a eleição suplementar. Contará também com o apoio de 14 delegados de prédio e auxiliares de eleição, além de servidores da Justiça Eleitoral.
O TRE fornecerá materiais para uso no dia da votação, como máscaras de proteção facial, álcool em gel para uso individual na higienização das mãos e álcool 70% para higienização de superfícies e objetos.
O custo da eleição para os cofres públicos é de R$ 31 mil, segundo o TRE do Estado.
Blog do Amaury Alencar o Estado Ce