Os primeiros nomes anunciados nesta sexta-feira são do chamado "núcleo duro", os secretários que atual diretamente no Palácio, ao lado do governador. São os casos da Casa Civil e da Articulação Política.
Destaque para a definição da estratégica Secretaria da Infraestrutura, que ficará com Antônio Nei de Sousa, ligado a Chiquinho Feitosa, que comandou o movimento que impediu o apoio do PSDB a Roberto Cláudio (PDT) na última eleição para governador do Ceará.
Em paralelo, o terceiro deputado do PDT é indicado: Oriel Nunes Filho, que abre espaço na Assembleia Legislativa para o segundo suplente, Antônio Granja. Oriel comandará Pesca e Aquicultura.
O primeiro anúncio foi para a Casa Civil:
Casa Civil: Max Quintino, atual superintendente do Detran, ex-diretor da Ematerce no governo Cid Gomes, ex-presidente do Instituto Agropolos e ex-presidente da Ceasa nas gestões de Camilo Santana
Articulação Política: Waldemir Catanho, exerceu a mesma função de articulação política na gestão de Luizianne Lins (PT) na Prefeitura de Fortaleza
Infraestrutura: Antônio Nei de Sousa, ex-secretário-executivo das Cidades e ex-secretário-executivo de Pesca na Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Foi ainda ex-prefeito de Pereiro e secretário da Regional I da Prefeitura de Fortaleza na gestão José Sarto (PDT). É ligado a Chiquinho Feitosa, que rachou o PSDB para apoiar Elmano.
Ciência, Tecnologia e Educação Superior: Sandra Monteiro, ex-coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação da pasta. É chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Relações Internacionais: Roseane Medeiros, atual secretária-executiva do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, foi presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC).
Direitos Humanos: Socorro França. Foi secretária da Justiça e da Proteção Social nos governos de Camilo Santana (PT), assessora de Política Públicas sobre Drogas no governo Cid Gomes (PDT). Foi procuradora-geral de Justiça do Ceará em cinco mandatos.
Cidadania e Diversidade: Mitchelle Meira (PT), ex-coordenadora nacional da política LGBT no Governo Federal e ex-coordenadora municipal da política LGBT de Fortaleza, na gestão de Luizianne como prefeita.
Mais informações em instantes
Confira os nomes que já haviam sido anunciados:
Desenvolvimento Econômico: Salmito Filho (PDT), deputado estadual, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza
Turismo: Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo e Cultura de Caucaia
Desenvolvimento Agrário (SAD): Moisés Braz (PT), deputado estadual
Meio Ambiente: Vilma Freire, administradora, presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri)
Trabalho: Vladyson Viana, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT)
Povos Indígenas: Juliana Alves, Cacika Irê do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz
Esporte: Rogério Pinheiro, atual secretário do Esporte e Juventude, ligado ao ex-senador Eunício Oliveira (MDB)
Mulheres: Jade Romero (MDB), vice-governadora eleita, ex-secretária-executiva do Esporte no governo Camilo Santana (PT) e ex-secretária de Participação Popular de Fortaleza na gestão Roberto Cláudio (PDT)
Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE): Aloísio Carvalho (MDB), atual secretário, que segue no posto
Igualdade Racial: Zelma Madeira, assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará
Recursos Hídricos: Robério Monteiro (PDT), deputado federal e ex-prefeito de Itarema
Cidades: Zezinho Albuquerque (Progressistas), deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa
Educação: Eliana Estrela
Fazenda: Fabrízio Gomes
Planejamento e Gestão: Sandra Machado
Juventude: Adelita Monteiro
Saúde: Tânia Mara Coelho
Segurança Pública: Samuel Elânio
Administração Penitenciária: Mauro Albuquerque
Controladoria-geral de Disciplina: Rodrigo Bona Carneiro
Proteção Social: Onélia Santana
Procuradoria-geral do Estado: Rafael Moraes
Cultura: Luísa Cela
o povo: