Nesta quinta-feira (8) , o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, esteve em Juazeiro do Norte e apresentou o balanço de 2022 da Instituição, além dos projetos em destaque para o próximo ano. O encontro aconteceu no Iu-á Hotel e contou com a participação de diretores do Sistema Fecomércio, membros da diretoria do Sindilojas Juazeiro de Norte e Crato, empresários do comércio varejista e atacadista da região do Cariri, representantes de entidades classistas e imprensa.
Na ocasião, Luiz Gastão reforçou a missão da Instituição em construir uma sociedade com mais oportunidades. “O número de cearenses beneficiados com as ações do Sesc e Senac, através dos programas nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Saúde e Assistência, representam o trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio na transformação de vidas.
E nossa meta é sempre avançar ainda mais, ampliando nossos projetos para alcançar sempre mais pessoas. Prova disso é que neste ano garantimos, no mínimo, três atividades por município. Isso reforça nosso empenho na melhoria da qualidade de vida da sociedade”, pontuou.
Dentre os resultados alcançados pelo Sistema, em destaque a atuação econômica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC). Com a expertise de mais de 20 anos no segmento de pesquisas econômicas, o Instituto fornece informações e dados estatísticos confiáveis que auxiliam nas ações de planejamento das empresas do comércio.
São pesquisas de viés econômico, como tendências de mercado e de consumo, perfil de endividamento e índice de confiança do consumidor, pesquisas temáticas e sob encomenda. A novidade deste ano foi a Pesquisa Black Friday. Até este mês de dezembro, foram realizadas 148 pesquisas e aplicados 10.800 questionários.
Sesc e Senac
Braço social do Sistema Fecomércio, o Sesc Ceará realiza atividades nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Saúde e Promoção Social. Até o mês de outubro, o Sesc realizou mais 4 milhões de refeições servidas nos Restaurantes Sesc, cerca de 3,5 milhões de público em apresentações culturais, através do lazer foram mais de 82 mil pessoas atendidas, cerca de 500 mil ações culturais, além de 3,2 milhões de kg de alimentos distribuídos, em 153 municípios do Estado por meio do Mesa Brasil Sesc.
O Senac oferece a excelência do ensino profissional em diversas áreas do conhecimento através de cursos que vão desde a formação inicial continuada, com estudos para aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento, passando por formações técnicas, até as graduações e pós-graduações. Até o mês de outubro, a Instituição esteve presente em 106 municípios do Ceará e somou mais de 33 mil matrículas, incluindo diversas modalidades de cursos.
Através do Programa Senac de Gratuidade, foram mais de 13 mil matriculas realizadas em 49 municípios; e com o Banco de Oportunidades houveram cerca de 7 mil encaminhamentos de alunos ao mercado de trabalho.
Novidades
Para o próximo ano, a expectativa é seguir avançando e consolidar cada vez mais as ações do Sistema nos 184 municípios cearenses. Dentre os novos projetos, destaque para o lançamento da Exposição Aquavelas, o lançamento do livro Povos do Mar, a Primeira edição da Bienal Sesc de Artes Visuais em Sobral, a inauguração de novos Museus Orgânicos, dentre eles o do Beco do Cotovelo também em Sobral.