Sema recebe da Secitece dois veículos aéreos não tripulados e quem ganha é o meio ambiente

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Dois veículos aéreos não tripulados ou VANTs foram entregues pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), nesta quinta-feira (29), durante solenidade na Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó. Os equipamentos de fabricação alemã são duas Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) modelo Trinity F90+ , e chegam a Sema como resultado da parceria com a Secitece, por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec), que promove a modernização tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado.

Para o titular Artur Bruno, da Sema, o uso e aplicação dos equipamentos vão contribuir para uma melhor qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Estadual do Meio Ambiente, com retorno efetivo à sociedade cearense. “Serão muito importantes para o trabalho de fiscalização, licenciamento ambiental e planejamento do espaço dos nossos recursos naturais, garantindo a melhoria da qualidade ambiental e bem estar social.”, afirmou. O secretário Carlos Décimo, da Secitece, disse de sua alegria por estar participando da entrega dos VANTs. “São únicos no Brasil, exclusivos do Governo do Ceará”, disse.

Presente ao evento, o Secretário Executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando Bezerra Melo, fez uma alusão ao livro “A História de Fernão Capelo Gaivota” e afirmou que esse tipo de equipamento representa um “divisor de águas”, onde a tecnologia, ciência e inovação se unem com o meio ambiente. “Quem tiver o olhar mais em cima vai poder enxergar mais”, declarou. Também participaram do ato, a Pró-Reitora de de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UECE, Professora Joélia Marques; representando a Semace, Rodrigo Lucena; e o coordenador Luis Ernesto Arruda e o pesquisador Renan Guerra, ambos do Programa Cientista Chefe Meio SEMA/Semace,

Aplicabilidade

O geógrafo, Lucas Barreira, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), fez uma apresentação técnica sobre os equipamentos. Explicou entre outros pontos a aplicabilidade dos Vants. “ Serão muito úteis nas normativas de restrição ambiental, avaliação de impactos ambientais, para combater incêndios e na gestão das unidades de conservação (UCs) estaduais”, destacou. Na ocasião, também foi apresentado o drone que a Sema recebeu da empresa Venture Capital Participações e Investimentos S/A (VCI SA), incorporadora do grupo Hard Rock Hotel no Brasil, a título de medida compensatória ambiental.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)