Tribunal de Justiça do Ceará : Creche-Escola do Poder Judiciário celebra 1ª Formatura do ABC

Blog do  Amaury Alencar
0

 A aquisição da leitura e da escrita é um marco na vida das crianças e, pela primeira vez, foi celebrada por 26 alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental da Creche-Escola do Poder Judiciário. A Formatura do ABC ocorreu, nesta quinta-feira (1º/12), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), especialmente decorada para o dia festivo.

Patronesse da turma, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, prestigiou o evento. “É um dia de muita felicidade, em que estou aqui a concretizar um sonho, uma conquista não só de vocês, mas dessa Creche-Escola que a cada dia se fortalece. E aqui também agradecemos a confiança depositada nos profissionais que ali trabalham. Essas crianças chegaram no ano de 2018 e agora estão aqui apresentando o resultado do esforço de cada um. Pedimos bênçãos divinas para todas elas”.



A coordenadora da Creche-Escola, Mônica Cruz de Souza Andrade, comemorou a conclusão do processo de alfabetização das crianças. “Um momento marcante, que faz parte da história desses 23 anos, de muita alegria, gratidão, de reconhecimento, de lembrar de quando eles entraram bebezinhos e hoje estão saindo escrevendo a própria história”.  Dia de celebração dobrada, já que um dos filhos de Mônica Cruz, Theo Herbert Souza Andrade, é um dos concludentes. Feliz com a formatura, o jovem leitor está ansioso para “aprender novas coisas”.

A coordenadora pedagógica, Marli Matias, fez a apresentação dos estudantes, descrevendo algumas características, como apelido, cor, matéria e comida favoritas, além da profissão que desejam seguir. Durante a cerimônia, as crianças fizeram juramento e houve a colocação do anel de formatura. Depois ocorreu a tradicional valsa dos alunos com os pais, seguida da leitura de mensagens de agradecimento. A placa da turma, que teve como patronesse a presidente do TJCE e paraninfa a professora Teresinha do Monte Amorim, foi descerrada com a participação das homenageadas. Ao final, familiares e amigos dos novos doutores do ABC ainda conferiram apresentação de dança ao som da música “Chocolate”.

 


DOUTORES DO ABC

João Lucas Rodrigues Ramos veio acompanhado dos pais, Maria Auxiliadora Ramos e Valdemir Rodrigues de Medeiros, e do irmão, Matheus Rodrigues. O doutor do ABC conta com orgulho que aprendeu a ler e a escrever. “É legal porque já já vou conseguir passar páginas”. Para o pai, que é servidor do Poder Judiciário, esse foi “o primeiro grande passo na vida do João Lucas. Estamos muito felizes”.

Sarah Gurgel Nogueira aproveitou para relembrar o que aprendeu ao longo dos cinco anos estudando na Creche-Escola. “A gente estudou, foi amigo, brincou juntos, trabalhou em grupo, aprendeu a sempre respeitar”. Com a conclusão do 1º Ano, ela pretende “sair comendo palavras”.

A produtora cultural Maria Thereza Gurgel comemorou. “Estou orgulhosa com essa primeira conquista acadêmica, então é emocionante pra mim também”. O pai, servidor Ulysses Sousa, acrescentou que o fechamento desse ciclo de aprendizado representa o início de “uma nova etapa para o mundo do conhecimento”.

Ao longo deste ano, os alunos foram acompanhados pelas professoras Maria Francinete Benício e Ângela Cacilda Tavares Eustáquio da Silva, e pelas auxiliares, Roziane da Silva Alencar Gomes Prata e Erika Ricardo de Sousa Costa.

O ESPAÇO

Em funcionamento há 23 anos, a Creche-Escola recebe, atualmente, 137 crianças, filhos e netos de servidores e magistrados, cujo acesso é viabilizado por uma taxa mensal, descontada em folha.

A instituição conta com 10 turmas, do Infantil II ao V, além do 1º Ano do Ensino Fundamental. Recentemente passou por reforma estrutural, incluindo ampliação das salas, troca de piso e pintura, e foram adquiridos novos equipamentos e brinquedos inclusivos.

Ao todo, 36 profissionais, entre professores, auxiliares, enfermeira, fonoaudióloga, psicólogo e nutricionista integram a equipe de profissionais da Creche-Escola, que funciona em período integral.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)