O novo comandante-geral da PMCE ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1992. Coronel Klênio Savyo Nascimento de Sousa possui bacharelado em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, e em Direito, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui especialização em Gestão em Segurança Pública, pela Universidade da Bahia; MBA em Gerenciamento de Projetos, pela Universidade de Fortaleza; Gestão Pública, pela Faculdade Sentido Único; e em Ciências Jurídicas, pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Possui ainda o Curso Superior de Polícia, pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), e os seguintes cursos de extensão: Gestão e Orçamento Público, Mediação de Conflitos, pela Universidade de Fortaleza; Gestão para Profissionais de Segurança Pública, realizado na Faculdade CDL; além dos mais diversos cursos voltados para a atividade-fim da Polícia Militar. Atuou nas Unidades Operacionais do antigo Batalhão de Polícia de Trânsito e nos 3º, 5º e 6º Batalhões PM e, no então, Comando de Policiamento da Capital.
Coronel Klênio serviu também na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) nas seguintes áreas: Gabinete do Secretário, Coordenadoria de Planejamento Operacional, Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional, Coordenadoria de Gestão de Pessoas e na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, sendo coordenador nestas duas últimas.
Foi também coordenador e instrutor de diversos cursos de formação e capacitação da Polícia Militar e da Academia Estadual de Segurança Pública. Foi subchefe do Estado Maior Geral e diretor de Planejamento e Gestão Interna da PMCE.
Presentes
Compareceram à cerimônia, Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha, futuro delegado-geral da PC-CE; Sérgio Pereira Santos, atual delegado-geral da PC-CE; Júlio Torres, perito-geral do Ceará; deputado estadual Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará; Elisabeth Chagas, defensora-geral do Ceará; Manuel Pinheiro, procurador-geral de Justiça; futuro comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Cláudio Barreto; diretor da Academia Estadual da Segurança Pública, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula; superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, Nabupolasar Alves Feitosa; controlador-geral da Disciplina, Rodrigo Bona; secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel Eduardo Holanda; Rodrigo Carneiro, superintendente da Polícia Federal no Ceará; Getúlio Rodney, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará; capitão de Mar e Guerra, Anderson Valença; comandante da 10ª Região Militar, general André Luiz Ribeiro Campos; tenente-coronel Aviador, Lauro Luiz de Freitas Filho; e outras autoridades, entre oficiais e civis. |