O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Palácio do Planalto na tarde deste domingo, 1° de janeiro, acompanhado de representantes da diversidade do povo brasileiro, incluindo o cacique Raoni e de pessoa com deficiência, negro e criança. A cadelinha Resistência também subiu a rampa.
A faixa passou por várias mãos do grupo de representantes da população, até ser entregue a Lula pela catadora de lixo Aline Sousa, 33 anos.
A opção pela representação da população foi feita porque o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu não fazer a transmissão do cargo e deixou o País.
Lula fará discurso para os milhares de apoiadores que acompanham a cerimônia de posse da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Lula tomou posse no Congresso Nacional, onde discursou lembrando a sua participação na Constituinte e o seu primeiro mandato há 20 anos. Citou a palavra "mudança", destacada no seu pronunciamento de posse em 2003.
"Quando fui eleito presidente pela 1ª vez, ao lado do José Alencar, iniciei o discurso de posse com a palavra mudança. A mudança que pretendíamos era simplesmente concretizar os preceitos constitucionais. O direito à vida digna, sem fome, com acesso ao emprego, saúde e educação", disse o petista.
o povo