As operações no novo aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda Coelho serão iniciadas no dia 26 de janeiro. A informação foi dada com exclusividade à coluna Igor Pires do Diário do Nordeste, pelo ex-secretário de Infraestrutura do Estado, Lúcio Gomes.
“A informação é da SOP (Superintendência de Obras Públicas), é oficial. Imagino que com essa informação, a Azul já esteja se programando para operar no novo aeroporto”, disse ele.
A Azul já opera no atual aeroporto de Sobral (Coronel Virgílio Távora) com aeronave com nove assentos.
“A informação que tenho é que voos com até 19 (lugares), mesmo comerciais, já poderiam pousar. Jato, não, porque precisa a Aeronáutica vistoriar os PAPIs e a Anac certificar”.
PAPIs significam sistema de Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão e fornecem uma rampa luminosa ideal que os pilotos devem seguir para pousar no ponto correto da pista, A rampa ideal é indicada por duas luzes vermelhas e duas brancas como na foto abaixo. O PAPI indica se o avião está muito alto ou muito baixo para pouso.
Lúcio Gomes compartilha ainda que o novo código ICAO do aeroporto será SN6L. ICAO é a Organização de Aviação Civil Internacional, de forma que o código é a identidade do aeroporto perante o mundo todo.
Procurei informações sobre a localidade no site aisweb.decea.mil.br (cartas de aeroporto e NOTAM, por exemplo), e retorna apenas o nome e o código do aeródromo novo.
Não achei, portanto, detalhes para a navegação de/para o aeroporto, como cartas de navegação.
Lúcio Gomes compartilha ainda outra curiosidade. O código ICAO, segundo o próprio site, é composto de 4 letras, porém o número 6 no código de Sobral é inovador e significa que todas as demais combinações de letras já se esgotaram.
Sobral On Line