Altaneira : Vereadora cobra posição do Prefeito de Altaneira em relação reajuste do piso salarial dos professores

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A vereadora Roberci Vania lembrou que a maioria dos municípios
cearense já anunciaram o reajuste (Foto: Ricardo Justino)


Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Altaneira realizada na manhã de ontem (08/02) a vereadora Roberci Vânia Oliveira (PSD) usou parte de seu tempo no expediente para cobrar uma posição do prefeito municipal, Dariomar Rodrigues (PT), em relação ao piso salarial dos profissionais do Magistério.

A vereadora lembrou que 97 municípios cearenses já anunciaram o reajuste, e que os professores e professoras municipais aguardam ansiosamente pelo anúncio do gestor.

A Assessoria da Casa não registrou se outros parlamentares apoiaram a iniciativa da parlamentar do PSD.

De acordo com o último levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) sobre o reajuste salarial do magistério em 2023, 104 cidades cearenses já anunciaram o reajuste dos professores com base no piso nacional.

Na absoluta maioria das localidades, o percentual implantado foi igual ou superior a 14,95%, correção que é calculada com base no crescimento do custo aluno dos dois anos anteriores, conforme coloca a Lei Federal Nº 11.738/08, do Piso Nacional do Magistério. Desta lista, apenas em Eusébio o índice ficou um pouco abaixo, em 14,81%.

Das 102 cidades com reajuste linear, em 46 o crescimento salarial foi maior que 14,95%. 44 arredondaram o percentual para 15% e em outras duas, Morrinhos e Paraipaba, foi incorporado 16% – os maiores índices registrados até o momento no Ceará.

O crescimento salarial dos profissionais da educação básica é uma das principais pautas da Campanha Salarial 2023 do ramo dos servidores municipais, quando sindicatos filiados à Fetamce em todo o estado levam as demandas da categoria para as mesas de negociação com as prefeituras.

Segundo Enedina Soares, presidenta da Federação, os recursos para pagar a remuneração do magistério vêm crescendo desde o controle da pandemia de Covid-19 e a estabilização da economia. “É importante destacar que, este ano, a complementação da União para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) sobe de 15% para 17%. Portanto, é hora de reforçar a luta e garantir o aumento dos educadores em todo o estado”, enfatiza.

A presidente da Fetamce chama atenção, por fim, que a reposição remuneratória da categoria seja incorporada de forma integral, ou seja, no salário-base de todos os professores, de todos os níveis, indistintamente. “O reajuste aplicado somente na referência inicial, para chegar aos R$ 4.420,55 mínimos deste ano, achata as carreiras e nivela todos por baixo”, finaliza Enedina.

                                   Blog de Altaneira 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)