Parlamentares apontam expectativas sobre governo de Elmano de Freitas em solenidade na Alece - Foto: Júnior Pio
Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) destacaram suas expectativas em relação ao mandato do governador Elmano de Freitas, eleito para governar o Ceará durante o período de 2023 a 2026
Para boa parte dos parlamentares, o fato de o atual chefe do Poder Executivo do Estado pertencer ao mesmo partido do presidente Lula deve viabilizar a implementação de políticas públicas de combate à fome e às desigualdades sociais no Estado.
O deputado Salmito (PDT), que se licenciou para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ressalta que o governador Elmano, em seu discurso de posse, apontou como maior prioridade do seu governo combater a pobreza e a desigualdade e, ao mesmo tempo, garantir as conquistas do ex-governador Camilo Santana.
“O Ceará é um estado que deve se orgulhar da melhor educação pública do Brasil e do maior investimento público por habitante do Brasil, dentre todos os estados brasileiros. Temos muitas importantes conquistas, que são conquistas para a população cearense. Agora não significa que já está tudo bem, tudo muito resolvido. Temos a consciência, a responsabilidade e a humildade de que precisamos ainda trabalhar muito, principalmente para combater essa desigualdade e essa pobreza”, avalia.
Para o deputado Alysson Aguiar (PCdoB), a expectativa é de que o governador Elmano faça “um grande mandato”, levando-se em conta, sobretudo, a parceria com o presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana. “Eu sou do PCdoB, e o PCdoB sempre foi um aliado histórico do PT. A gente quer contribuir com o governador para que a gente possa continuar essa luta - principalmente nas causas sociais, pelas pessoas e pelas classes mais necessitadas”, projeta.
O deputado Agenor Neto (MDB) declara que o governador Elmano é um homem “centrado e comprometido com as minorias”, acrescentando que a vice-governadora Jade é “uma pessoa carismática, centrada nos seus objetivos e leal ao Elmano”.
“O trabalho deles dois, tendo as forças políticas que não teve o Camilo – que são o Lula presidente, o Camilo como ministro da Educação, a Izolda como secretária-executiva –, nos dá todas as condições e a certeza de que as políticas públicas de diminuição das desigualdades sociais avançarão com muito mais intensidade”, assevera.
A expectativa do deputado Danniel Oliveira (MDB) é que Elmano dê continuidade ao que foi feito com melhorias. O parlamentar reitera, como ponto positivo, o alinhamento entre os governos estadual e federal. “Eu creio que essa confluência – ainda tendo por oportunidade o próprio Camilo agora como ministro da Educação, com a Izolda dentro do ministério – é sinal de que nós teremos muitos investimentos na educação do nosso Estado, e só se muda o futuro investindo na educação”, ratifica.
O deputado Lucinildo Frota (PMN), eleito para o seu primeiro mandato como deputado estadual, diz querer trazer para o Parlamento cearense o mesmo empenho que exercia em Maracanaú como vereador. Segundo ele, o papel do homem público é “trabalhar sempre com o interesse público na frente”.
“Quero aqui somar junto ao governador Elmano e à nossa vice-governadora, Jade Romero, para que possamos desenvolver políticas públicas na área da saúde, na empregabilidade e no empreendedorismo, para que o resultado venha cada vez mais para o povo cearense e o nosso trabalho seja revertido em benefício do povo cearense”, enfatiza.
Já o deputado Renato Roseno (Psol) salienta a importância de atender a convocação do presidente Lula de enfrentar a fome, citando a visita, com o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), às 20 vizinhas comunitárias do Grande Bom Jardim. “Eu acho que o enfrentamento à fome é a grande tarefa que o Lula assumiu no seu mandato, ou seja, reconstituir a democracia, enfrentar a fome e gerar emprego. Acho que o Ceará tem que dar essa contribuição”, defende.
O parlamentar também destaca a necessidade de reconstruir a democracia. Na avaliação de Renato Roseno, a vitória de Lula e Elmano não encerra a fase autoritária e fascista no País, lembrando o episódio da invasão ao Planalto, STF e Congresso, ocorrida no último dia 8 de janeiro. “Acredito que a luta democrática continua sendo a luta fundamental para os próximos quatro anos”, pontuou.
Para a deputada Jô Farias (PT), o governador Elmano de Freitas tem se comprometido com as promessas de campanha. “Sei que o governador não vai medir esforços e, com dedicação, honrará seus compromissos, entre eles, o combate à fome”, disse. A parlamentar salientou que, na Casa, pretende contribuir com o Governo do Estado aprovando, debatendo e auxiliando. “Estou chegado agora, mas meu mandato pretende ajudar o Governo e o povo cearense”, aponta.
O deputado Fernando Hugo (PSD) destaca a dedicação e comprometimento do governador Elmano. “A demonstração de vida pública feita por Elmano deixa claro o compromisso dele com o cearense, dedicado com o combate à pobreza e com a igualdade social. A todos que querem um Ceará diferente, é precioso apoiar e incentivar”, afirma.
De acordo com o deputado De Assis Diniz (PT), como um governo de continuidade, a gestão de Elmano Freitas à frente do Poder Executivo estadual tem como dever e obrigação manter as grandes políticas que têm sido feitas no desenvolvimento do Estado. “A educação é uma dessas políticas, tanto que o governador Elmano manteve o contrato para que tivéssemos 80 escolas de tempo integral, em um investimento superior a R$ 300 milhões”, apontou.
Ele citou ainda a geração de emprego como outra pauta que deve ser prioritária. “Nós vamos ter o emprego verde, que é o emprego que se dará a partir da política do hidrogênio verde, que o novo governador já está dando muita ênfase”, destacou. Segundo ele, a produção de energia a partir de fontes renováveis é outro grande desafio da nova gestão.
A necessidade de fortalecer a agricultura, a pecuária e a economia do mar no Estado, também foi mencionada por De Assis Diniz. “Em relação à agricultura e pecuária, nós precisamos fazer com que esses setores tenham mais profissionalização e sejam estimulados com iniciativas empreendedoras e de crédito, com mais assistência técnica. No que diz respeito à economia do mar, é necessário instrumentalizar do ponto de vista econômico esse grande potencial cearense”, pontuou.
Para o deputado Romeu Aldigueri (PDT), o estado do Ceará precisa continuar crescendo e se desenvolvendo. Na avaliação dele, o governador Elmano Freitas é um homem preparado para esse papel. “É uma pessoa que conhece profundamente os problemas do Ceará e eu tenho certeza de que ele vai continuar as políticas públicas de boa conduta lideradas pelos seus antecessores Camilo Santana e Izolda Cela”, ressaltou.
Dentre as políticas que devem ser mantidas e fortalecidas pelo novo governo, Romeu Aldigueri enfatizou a geração de emprego e renda, o desenvolvimento da educação, a descentralização da saúde e os investimentos nas forças integradas de segurança pública.
Na avaliação do deputado Guilherme Landim (PDT), as expectativas para o governo Elmano Freitas são as melhores possíveis, graças a experiência acumulada ao longo dos anos, sensibilidade e condições em que assume o cargo.
“Ele está assumindo um governo organizado, bem estruturado e com apoio do Governo Federal, possibilitando que faça um grande trabalho em todas as áreas. Esperamos que ele continue os avanços na educação, que ele consiga mais recursos para a saúde, prossiga com as obras estruturantes no interior do Estado e combata a fome no Ceará, que é uma das principais bandeiras do seu mandato”, assinalou Guilherme Landim.
Edição: Clara Guimarães