Foto: Henrique Macêdo
O número de contratações com carteira assinada superou o de demissões no ano de 2022 em Aurora – mas seguiu longe de recuperar as perdas da pandemia do coronavírus: no acumulado do ano, o município ainda registra perda de 126 vagas. Desse total, a maioria dos empregos perdidos está concentrada no setor de serviços e no comércio.
Setores
Levantamento do Portal Aurora Notícias a partir dos dados do Painel de Informações do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, mostra os setores e atividades que mais perderam postos de trabalho formais no ano de 2022.
No setor de serviços, foram 40 desligamentos contra 55 admissões – saldo positivo de 15 vagas. Já o comércio, realizou 51 contratações e 52 desligamentos – saldo negativo de 1 vaga.
A construção, acumula 32 demissões e 28 contratações - saldo negativo de 4 vagas.
A indústria contabilizou 1 admissão e 2 desligamentos - saldo negativo de 1 vaga.
Dezembro de 2022
Em dezembro de 2022, o município registrou saldo negativo de 6 vagas na geração de empregos. Foram 4 contratações e 10 desligamentos.
O setor do comércio realizou 6 demissões e nenhuma contratação.
A indústria e a agropecuária não realizaram contratações e demissões.
O setor de serviços realizou 4 contratações e 4 demisões.
Vale destacar, no entanto, que esses números refletem apenas o emprego formal.
Caged
O Caged contabiliza apenas trabalhadores com carteira assinada. O saldo de emprego equivale ao número de pessoas contratadas menos o número de demissões. Quando há mais demitidos do que contratados, o saldo é negativo.
Portal Aurora Notícias