Além de ter indicado três deputados do PDT como secretários de seu Governo, o governador Elmano de Freitas escolheu o também pedetista Romeu Aldigueri como seu líder na Assembleia Legislativa. Em entrevista ao Blog do Edison Silva, o parlamentar defendeu que a agremiação permaneça na base governista, da mesma forma que o partido está alinhado com a gestão do presidente Lula em nível federal.
Em sua avaliação, o governador está fazendo gestos que demonstram seu interesse de estar alinhado com os pedetistas. “Foi um gesto importante, que demonstra que ele quer continuar com as boas práticas iniciadas pelo ex-governador Cid Gomes e aperfeiçoadas por Camilo Santana e Izolda Cela”, defendeu.
Além de ter Romeu Aldigueri como líder de sua gestão na Assembleia Legislativa, Elmano de Freitas indicou os pedetistas Salmito Filho para o Desenvolvimento Econômico, Oriel Nunes para Pesca e Aquicultura e Robério Monteiro para os Recursos Hídricos. Apesar das sinalizações feitas pelo chefe do Executivo, o PDT do Ceará ainda não bateu o martelo de como se comportará quanto ao Governo Estadual.
Em nível nacional, desde o segundo turno das eleições, o PDT resolveu apoiar o nome do presidente Lula. Com isso, a sigla garantiu o Ministério da Previdência, que está sob o comando do presidente licenciado da sigla, Carlos Lupi. Devido a essa indicação, o presidente estadual da sigla, o deputado cearense André Figueiredo assume a presidência da legenda interinamente.
Partido
Segundo Romeu Aldigueri, a demora para uma definição é normal diante o processo eleitoral recente no Ceará. Ainda conforme informou, há um nível de amadurecimento que precisa ser alcançado, mas ele acredita que André Figueiredo e as lideranças do partido saberão conduzir a discussão. “O bem do cearense é o que mais importa para o PDT”.
“O partido apoiou o presidente Lula, tanto que nosso presidente nacional faz parte do Governo. O partido trabalhou na base em defesa do progresso do Ceará. É um projeto amplo e agora é hora de nós e o governador trabalharem em prol do povo cearense” – (Romeu Aldigueri)