A chapa era apoiada por nomes fortes do partido, como do do governador Elmano de Freitas (foto: Reprodução/Redes Sociais)
O município de Palhano, a 158 quilômetros de Fortaleza, foi às urnas neste domingo,5, em eleições suplementares, situação forçada pelas mortes do prefeito Dinho Nunes, em 2021, e de seu vice, Chico do Joaquinzinho, em dezembro do ano passado. Os dois formavam a chapa eleita em 2020. Por 51,27% dos votos, os petistas José Luciano, conhecido como José do Lalá, e Joelma Xavier foram considerados eleitos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) como prefeito e vice-prefeita, respectivamente. Com a vitória, o PT segue à frente do município, como se repete desde 2016.
A dupla eleita neste domingo concorreu contra João Batista de Santiago (PSD), conhecido como Batista da Mariana, e Bier (PSD). Os dois também tinham pleiteado candidatura em 2020, mas acabaram sendo derrotados pela chapa encabeçada por Dinho Nunes. O petista estava em seu segundo mandato, já que em 2016 também derrotou Batista, interrompendo o PSD de seguir na chefia do Executivo.
A eleição marca a continuidade do PT à frente da Prefeitura de Palhano. José do Lalá foi, na eleição de 2020, o vereador mais votado e recebeu apoio de fortes nomes do partido nesta campanha eleitoral. Um deles foi do governador Elmano de Freitas (PT), que ressaltou a continuidade da gestão de Dinho Nunes com a eleição do vereador.
“Nós queremos retomar os projetos e sonhos de Dinho e do povo de Palhano, sonhos importantes para a vida do nosso povo, o sonho da melhoria do hospital, o sonho de um estádio, o sonho na mudança das nossas comunidades”, disse em vídeo poucos dias antes da eleição.
O principal fiador da campanha do novo prefeito foi o deputado estadual Fernando Santana (PT), recém-empossado como vice-presidente da Assembleia Legislativa (AL-CE). O parlamentar mobilizou diversos eventos e compartilhou vídeos e mensagens nas redes sociais
José do Lalá também recebeu apoio e outros nomes do PT do Ceará como do ministro da Educação, Camilo Santana, da senadora Augusta Brito e do deputado federal José Guimarães, vice-líder nacional do partido. A chapa também teve aceno de políticos de outros partidos como do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT).
O vice-presidente do TRE-CE e corregedor regional eleitoral, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, acompanhou as eleições presencialmente no município de Palhano. O desembargador avaliou que o pleito ocorreu de forma tranquila e segura.
O desembargador Raimundo Nonato destacou também o trabalho de todos os envolvidos no pleito: “Quero parabenizar mesárias, mesários, auxiliares de eleição que colaboraram para entregar à sociedade eleições limpas, transparentes e seguras". Ressaltou ainda a importância da atuação das forças de segurança e do trabalho da equipe da 9ª Zona Eleitoral (juiz eleitoral Abraão Tiago Costa, o chefe de Cartório, Francis Menezes, e servidores(as) da zona), dos(as) servidores(as) que se deslocaram para o interior e daqueles que prestaram apoio remoto às atividades
Abstenção, votos brancos e nulos
Dos(as) 8.966 eleitores(as) de Palhano, 7.868 compareceram às urnas. O município teve um percentual de abstenção (11,32%). Em relação aos votos brancos e nulos, foi registrado um percentual de 2,38% (187 votos).
Blog do Amaury Alencar o Povo Tre- Ce