Pacujá : ELE É APENAS UMA CRIANÇA DE 8 ANOS PORÉM, SEUS GESTOS SÃO GIGANTESCOS EM PROL DO MEIO AMBIENTE E DO BIOMA CAATINGA.

Blog do  Amaury Alencar
2 minute read
0

 



DAVI GOMES, é uma criança como outra qualquer, vive seus momentos e tem excelente convivência com outras criaturas da sua idade, gosta de brincar, o futebol é sua predileção sem se esquecer que o estudo será sua garantia futura.

Tivemos um bate papo com DAVI GOMES via celular graças a internet, a tecnologia de ponto nos aproximou e assim fomos até a comunidade de São Tomé no município de Pacujá, Zona Norte do Ceará para mais uma uma saber das suas boas novas.

Considerado o mais jovem "ambientalista brasileiro", Davi Gomes tem participação ativa nos projetos ambientais da sua terra, sempre envolvido com as Campanhas de Educação Ambiental. Na sua comunidade, participa ativamente do Projeto Jovens Caatingueiros da Comunidade de São Tomé e Zipú ao lado de outras crianças, quando das reuniões do NUCA UNICEF PACUJÁ no tocante aos  temas ambientais ele sempre comparece e, lamenta a paralisação das atividades desse grupo de adolescente.

DAVI GOMES nos lembra da sua luta com outras crianças para salvar a Nascente de São Tomé que dá sinais de vida, sua marcante atuação está na plantação das árvores nativas da Caatinga, fruteiras adaptadas, plantas ornamentais para embelezar o local. Sem esquecer as plantas nativas, plantadas no espaço onde encontra-se a Nascente adormecida há mais de 40 anos.

Felizmente, diz Davi Gomes, o terreno onde está a Nascente da comunidade de São Tomé a mata da Caatinga está intacta, podemos dizer que a FLORA e a FAUNA estão em equilíbrio e, hoje os residentes têm consciência ambiental, sabem que é preciso deixar a Natureza em paz, ela sabe se cuidar sozinha.
Aqui, na área que estamos recuperando, observamos os "ensinamentos da Natureza", entre as árvores não existe essa estória de espaçamento, seguiremos os ensinamentos dela porque a intervenção do homem no Meio Ambiente tem deixado um histórico de depredação sem precedentes em nosso Planeta, o homem não tem consciência da importância de deixar uma árvore de pé, sua sede é o desmatamento, desmatamento e desmatamento que prejudica todos nós, o aquecimento global onde a Humanidade está sofrendo é uma herança da ganância e da ambição do ser humano, eles não tiveram consciência, não nos respeitaram, trabalharam para si e para seus bolsos, pensaram apenas nos lucros, no dinheiro e não tiveram dignidade. O jovem ambientalista é um católico fervoroso, pertence ao CENÁCULO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, um grupo de Orações nascido em Brasília/DF, ontem, ele fez uma pausa entre as árvores, para agradecer a Deus pelas dádivas recebidas, diz que seu maior tesouro é sua família e os amigos.