A Segurança Pública no Ceará, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), fez a aquisição de novos Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants), conhecidos popurlamente como drones, para as Forças de Segurança do Estado.
Com um investimento de R$ 416,5 mil, sendo R$ 8.330,00 cada unidade do modelo DJI Mini 3 Pro, a aquisição dos equipamentos foi feita com recursos do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social (FSPDS), que é destinado a financiar o desenvolvimento institucional dos órgãos que integram a pasta.
Órgãos vinculados à Secretaria – Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) –, além da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Assessoria de Comunicação da SSPDS – receberam os equipamentos para serem utilizados em suas respectivas funções.
“Realizamos a entrega de 50 drones de última geração para as vinculadas e algumas coordenadorias da Secretaria para serem utilizados nas nossas operações e ações. É um grande ganho para as Forças de Segurança, assim como a aquisição já feita de outros drones semelhantes, mas com tecnologias diferentes com sensores de calor para serem usados em situações de desaparecimento de pessoas em região de mata fechada ou locais de difícil acesso. As novas aquisições são uma importante estratégia tecnológica que auxilia a SSPDS no resgate de pessoas, no combate à criminalidade e em operações em grandes eventos”, ressaltou o secretário da SSPDS, Samuel Elânio. Participaram do ato, integrantes da cúpula da Segurança Pública do Ceará.
Apoio dos drones
As imagens captadas em alta resolução dos novos drones DJI Mini 3 Pro possuem uma capacidade de sistema de transmissão de vídeo de nível principal, além de garantir transmissões ao vivo em 1080p/30 fps em até 12 quilômetros de distância. As imagens feitas por drones auxiliam os trabalhos das Forças de Segurança do Estado, como em investigações da Polícia Civil; no policiamento ostensivo da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que utiliza o equipamento, principalmente, em locais de grande movimentação de pessoas, e em grandes eventos como o Réveillon de Fortaleza e eventos esportivos.
Os Vants também são utilizados pelo CBMCE durante trabalhos de combate a incêndios. O sobrevoo do drone permite, por exemplo, o monitoramento do fogo e possibilita montar uma estratégia sobre o posicionamento das equipes bombeirísticas, além de auxiliar em ações de resgate de pessoas.