Cariri aponta crescimento de empresas registradas por mulheres

Blog do  Amaury Alencar
0

 




O número de empresas registradas por mulheres na Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) apresentou aumento nos primeiros meses de 2023, no Ceará. Um total de 8.270 empreendimentos entre janeiro e fevereiro, em comparação aos 8.113 negócios oficializados no ano passado. Deste número, 605 empresas são do Cariri, compreendendo aproximadamente 7,32% em relação ao estado.

Entre os negócios gerados na região, os segmentos do comércio (267), indústria (48) e serviço (290) estão entre os destaques das aberturas realizadas. No Ceará, as empresas oficializadas por mulheres compreendem 43% do total das aberturas realizadas em 2023. A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, explica que as mulheres conseguiram entrar na formalidade através do Microempreendedor Individual (MEI), ferramenta criada desde 2011 que auxilia na formalização de empregos. Em 2023, o Governo do Ceará anunciou R $20 milhões para fomentar o empreendedorismo feminino, beneficiando trabalhadoras autônomas, microempreendedoras e agricultoras familiares.

“É notável que no Cariri o número de mulheres à frente de empresas tem crescido cada vez mais, e isso não está restrito a um segmento apenas feminino. No meu caso, por exemplo, minha empresa é no segmento de moto e peças. A partir do instante em que uma empreendedora ou um grupo de empreendedoras cria uma empresa e desenvolve produtos – independente se este seja voltado para o público feminino ou não –, automaticamente outras mulheres se sentem representadas por essa figura”, afirma Zenilda de Sena, presidente da CDL de Juazeiro do Norte.

                                         Jornal do Cariri

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)