Fotos: Arquivo pessoal/Jaqueline Cid |
O frequente envenenamento de animais de rua e domésticos têm causado alarde na população de Hidrolândia. A denúncia foi relatada ao A Voz de Santa Quitéria pelo Projeto 4 Patas, que pede ajuda para conter a situação recorrente desde o dia 25 de fevereiro, principalmente nos bairros Centro, Nova Hidrolândia e Caixa D'água e na localidade Bom Banho.
A responsável pelo projeto, Jaqueline Leite Cid, conta que o veneno tem sido preparado em uma mistura que contém salsicha, pregos e vidros. Ela afirma que é o mesmo produto utilizado para eliminar plantas no período invernoso, mas não tem informações sobre onde que está sendo comercializado. “A pessoa que vende acaba compactuando para isso”, opina Cid.
Ela afirma que já foram encontrados 25 gatos e cachorros envenenados, sendo oito deles apenas em um dia. Jaqueline orienta que “ao encontrar o animal com sintomas de envenenamento, o cidadão pode prestar os primeiros socorros aplicando carvão ativado e em seguida levar imediatamente ao médico veterinário”.
Já para os tutores, ela aconselha a adaptação da residência para evitar fugas e passeios com o uso de guias.
De acordo com o Art. 32, da Lei de Crimes Ambientais nº 14.064, maltratar animais é crime, e os responsáveis pelo ato podem levar a reclusão de dois a cinco anos, e multa.
A voz de Santa Quitéria