Guimarães reúne lideranças para discutir projetos para o Sertão Central

Blog do  Amaury Alencar
0

 



A realização de seminários regionais para discutir os problemas do Ceará, ouvir as comunidades locais de forma democrática, acolher e dar encaminhamento a suas demandas, tem ampliado o diálogo com campos políticos diversos e recebido apoio de lideranças responsáveis pelos cuidados com as pessoas.

De acordo com o deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, a iniciativa de criar canais de comunicação direta com todos os setores da sociedade e do Estado tem o intuito de aproximar o governo da realidade econômica e social da região, particularmente de famílias que enfrentam adversidades e necessitam de ações emergenciais dos governos federal, estadual e municipal.

Neste sábado, 11, será realizado mais um seminário regional. O primeiro ocorreu na cidade do Crato, na região do Cariri. Desta vez, o encontro será em Quixeramobim, no Sertão Central, e será realizado na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Coronel Humberto Bezerra, às 8h30.

“Os seminários são espaços de diálogo de construção coletiva onde são acolhidas as demandas, apresentadas propostas de acesso a políticas públicas do governo federal, e debatidos projetos de infraestrutura de desenvolvimento regional”, disse o deputado.

Tendo em vista as características da região do Sertão Central do Ceará, composta por 13 municípios do semiárido, com carências generalizadas, o parlamentar destaca que conseguiu apoios importantes nessa jornada política, não só de autoridades e instituições públicas, mas de organismos não governamentais e do setor privado.

“Já nos primeiros dias de governo, o presidente Lula anunciou um conjunto de medidas emergenciais e a retomada de programas destinados a transferência de renda e proteção social. Ações que estão sendo executadas de forma federativa, articulada diretamente com estados e municípios”, ressaltou, destacando ações governamentais que, consequentemente, beneficiam o Ceará:

“O Ministério da Saúde deu início ao calendário nacional de vacinação com a aplicação das principais vacinas, entre elas, a da Covid-19; destinou recursos para agilizar a redução das filas para diagnóstico e cirurgias eletivas; foram retomados os programas: Farmácia Popular; Mais Médicos; Bolsa Família; Merenda Escolar, com aumento no repasse federal para os municípios; Minha Casa Minha Vida; Desenrola, programa para renegociar dívidas; isenção de pagamento de Imposto de Renda, para quem ganha até R$ 2.640,00; e aumento real do salário mínimo.

No âmbito do projeto de reconstrução do país, estão sendo discutidas retomadas de obras de infraestrutura e ações governamentais importantíssimas para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado. A construção da ferrovia Transnordestina, obra estratégica para toda a região Nordeste, está sendo retomada. No trecho Missão Velha-Porto de Pecém, a instalação do Porto Seco, no entroncamento da ferrovia com a BR-226 e a CE-166, é uma demanda antiga, que trará muitos benefícios para o Sertão Central. Assim como o Aeroporto Regional de Quixeramobim, Açude de Fogareiro.

Além da ferrovia, estão sendo tratadas nos seminários muitas outras ações governamentais e demandas regionais: redefinição do papel dos bancos públicos no Ceará; instalação de um escritório do BNDES; construção do hospital veterinário da UFCA, no Crato; consolidação do campus da UFCA em Icó; implantação de uma unidade de ensino superior que atenda sobretudo os municípios de Senador Pompeu, Solonópole, Milhã, Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca; pavimentação asfáltica da estrada que liga o Município de Mombaça ao Município de Senador Pompeu; construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para as comunidades da região; transformação da Fazenda Normal em Centro de Ensino Superior de Ciências Agrárias; e transformação da Chapada do Araripe em patrimônio da Unesco. São projetos estratégicos para o desenvolvimento, que estão sendo discutidos com o governo do presidente Lula”.

Repórter Ceará (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)