O Centro de Visitantes Banco dos Cajuais, criado pelo escritório cearense Rede Arquitetos, é uma das produções arquitetônicas concorrentes ao Prêmio Obra do Ano 2023, do portal Archdaily. O projeto é a única produção nordestina que concorre na categoria Arquitetura Cultural, entre submissões brasileiras, portuguesas e cabo-verdiana em disputa.
“Sempre acho importante participar dessas premiações para poder ampliar o panorama da arquitetura produzida no Brasil, que muitas vezes fica focada na região Sudeste”, explica o arquiteto Bruno Braga, que é um dos autores do projeto.
O prêmio, que integra produções de países lusófonos, tem seus vencedores escolhidos por voto popular e anunciará resultados no próximo dia 4 de abril. Os ganhadores de cada categoria receberão o prêmio NFT do Obra do Ano 2023.
O Centro de Visitantes Banco dos Cajuais, localizado na praia de Picos, em Icapuí, a 205,3 km de Fortaleza, funciona como um espaço expositivo e educativo da ONG Aquasis para a população local e turistas.
Apesar das limitações orçamentárias, segundo Bruno, a equipe de arquitetos tentou “transformar estas limitações em criatividade, utilizando materiais e técnicas construtivas tradicionais de uma forma contemporânea e com qualidade espacial.”