Promover cada vez mais ações integradas entre as Instituições que formam o Sistema Fecomércio Ceará. A afirmação foi feita pelo presidente Luiz Gastão Bittencourt, nesta sexta-feira, 17, durante o encontro de entidades sociais cadastradas no Mesa Brasil, para informar que o Senac também vai contribuir para o maior banco de alimentos do País. O braço educacional do Sistema Fecomércio entra nessa parceria através de cursos profissionalizantes com o intuito de fortalecer a empregabilidade e o empreendedorismo para as pessoas atendidas nas instituições que fazem parte do Mesa Brasil no Ceará.
Profissionalização
Agora, a atuação do Mesa avança com a parceria do Senac e vai proporcionar as pessoas atendidas nessas instituições, a oportunidade de se profissionalizar. Para Gastão, todo esse esforço só é possível porque existe o trabalho do 3º setor. “Se não existisse o 3º setor, que se dedica a servir o próximo, não teríamos condição de atender milhares de pessoas do Estado através do Mesa Brasil”, avaliou
A coordenadora do Redes de Oportunidades e Carreiras do Senac, Karla Rolemberg, fez uma apresentação sobre como funciona esse programa e como ele irá atuar em conjunto com o Sesc, através do Mesa Brasil. Segundo ela, o projeto surgiu com o objetivo de que as entidades e associações cadastradas no Mesa Brasil fossem atendidas também pelo Senac, por meio da Redes de Oportunidades e Carreiras, com o objetivo de capacitar e ampliar a empregabilidade dos participantes. Também foi explanado como funcionará o programa e como as instituições poderão solicitar os cursos.Sobre o evento
O encontro de entidades sociais cadastradas no Mesa Brasil acontece todos os anos e reuniu na manhã do dia 17, no Sesc Iparana, entidades de Fortaleza e da Região Metropolitana. “É um momento de orientações, atualização de cadastro, apresentação de resultados do ano passado e das perspectivas de doações para este ano”, resume a gerente do Programa de Assistência do Sesc Ceará/ Mesa Brasil, Talitta Albuquerque.
Iolanda Moreira, coordenadora da creche Amadeu Barros, do bairro Jacarecanga, em Fortaleza, conta que a entidade é cadastrada no Mesa Brasil há cerca de 15 anos. Com o atendimento de 152 crianças de zero a quatro anos, esse apoio recebido pelo programa é de vital importância para a segurança alimentar e nutricional dos pequenos. “O Mesa supre boa parte da necessidade alimentar das crianças e das suas famílias. E esse momento de reunião é muito importante, principalmente para gente ter informações e conhecer o projeto”, finalizou.