Fotos: Thiago Rodrigues/AVSQ |
Foi lançado na manhã desta quinta-feira (09/03), o projeto Era Uma Vez… Brasil, iniciativa que vai contemplar todos os alunos do 8º ano e professores de História da rede pública de ensino de Santa Quitéria, e que irá leva-los para um intercâmbio em Portugal.
O programa, realizado pela Origem Produções com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, acontece desde 2016 nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo e agora, chega ao Ceará com o patrocínio da Galvani Fertilizantes, empresa que integra o Consórcio Santa Quitéria e a parceria com as prefeituras de Santa Quitéria e Itatira.
A etapa inicial ocorreu no auditório da Uniasselvi, com uma aula inaugural para professores, conduzida pelo especialista em ancestralidade e cultura africana Senakpon Fabrice Fidéle K´Poholo, natural da República de Benin (África) e detentor de vasta experiência em cultura e história afro-brasileira.
Ao longo de 12 meses, haverá quatro etapas de desenvolvimento e solução, com o objetivo de valorizar a cultura nacional junto a estudantes e educadores, permitindo a troca de experiências e linguagens artísticas e culturais, sendo na última a criação de um projeto de intervenção que impacte a comunidade do ponto de vista ambiental, político, econômico, social e cultural.
Para a secretária de educação Kaká Mourão, a ideia revoluciona as escolas públicas da cidade e a credibilidade dos seus profissionais, que passam a ser vistas de maneira diferente, com condição antes existente só na rede privada. “Você não pode aprender se não vivenciar, principalmente estando presente lá e acredito que isso vai despertar nos jovens a vontade de apresentar sua história, e daqui posso tirar jovens que se empolgarem, a partir daí começarem a contar sobre Santa Quitéria e quem sabe deixar para gerações futuras”, enfatiza.
Os nove participantes e o professor mais bem avaliados serão selecionados para participar de um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal, programado para novembro e totalmente custeado pelo projeto. A rota prevê a visita por locais que marcaram a história do Brasil e seu processo de independência, além de escolas, castelos, bibliotecas e praças portuguesas para dialogar sobre como a história da colonização é ensinada atualmente em Portugal.
Érica Palhares, integrante da Galvani Fertilizantes, destaca o compromisso do Consórcio Santa Quitéria com a responsabilidade social, em acolher e viabilizar ações que fortaleçam o território local, principalmente na área educacional para os mais jovens. “Um local que tem uma identidade tão forte e toda a capacidade de receber um projeto de médio a longo prazo, e com um grande impacto. Vimos o Era Uma Vez como uma oportunidade, que começa a construir nossa agenda direto com a população”, ressalta.
Em 2023, o tema do Era Uma Vez… Brasil é “Mais do que o Ipiranga: As independências de outros ‘Brasis’”, para lançar luzes a pessoas e narrativas negligenciadas pela historiografia nacional.
A voz de Santa Quitéria