Moradores do Eusébio denunciam problemas estruturais

Blog do  Amaury Alencar
0


 “Normalmente, em tempos de sol, já é bem esburacado. No período chuvoso, esses buracos aumentam, formam, muitas vezes, pontos de alagamento, e isso acaba com a suspensão do carro. Sem falar na sujeira e na lama”, conta o morador Liuz Palacio sobre a rua em que vive no bairro Vereda Tropical, no Eusébio, município na Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com ele, anteriormente, a região era considerada rural, porém, nos últimos anos têm recebido investimentos do setor imobiliário e atraído diversas pessoas. “A infraestrutura não tem sido disponibilizada pela Prefeitura, o calçamento é muito antigo ou inexistente. No acesso à minha rua, especificamente, é chão batido”, detalha.

Foto: Arquivo Pessoal

Além de danos materiais, a situação causa incômodos em outros aspectos. “A iluminação ainda é muito precária. Quando a gente vai receber alguma visita, a pessoa se sente até um pouco amedrontada porque é tudo escuro. Chega a ser perigoso ter algum acidente”, afirma. O morador conta que a região também sofre frequentemente com falta de energia. Ainda nesta semana, o local ficou aproximadamente 36 horas sem acesso à luz elétrica. “Sempre que falta, eu anoto o protocolo. Vejo que a gente fica sem energia pelo menos uma vez por mês”, lamenta.

Quando a equipe responsável chegou ao local para resolver o problema na última terça-feira, 14, foi informado que só havia um chamado em aberto, que só teria sido repassado naquela manhã. “O que deu a entender foi que, durante todo esse tempo a gente abrindo chamado, a Enel não repassava para a empresa responsável”, conta o morador.

Nesse sentido, Liuz Palacio afirma que a situação prejudica pessoas que dependem da energia para trabalhar. “Tem gente aqui que trabalha produzindo alimentos e tem que ter refrigeramento. Então, a falta de energia não causa apenas transtornos, como, nesta última, causou a perda da mercadoria”, conta.

Agravando a situação, Palacio relata que o bairro não recebe a atenção do Poder Público em termos de limpeza urbana. “É muito mato ao redor. Muitas vezes, o mato invade calçadas, que deixam de existir. As pessoas têm que caminhar pelo meio da rua. Além disso, tem a questão dos bichos que ficam se proliferando ali dentro, como mosquitos. É uma região que está se desenvolvendo e a Prefeitura meio que deixou abandonada”, pontua. O morador lembra que, anteriormente, o local fazia parte do domínio do município de Aquiraz e, depois, passou a ser do Eusébio. Nesse sentido, enquanto os serviços passaram a ser prestados pelo Eusébio, o IPTU continua sendo pago a Aquiraz. “Está uma bagunça. Nesse tipo de coisa a gente não tem a quem recorrer”, afirma.

Os vizinhos da região já entraram em contato com a gestão municipal diversas vezes e receberam a resposta de que já existem projetos para que melhorias sejam feitas nas ruas, no entanto, nunca foi informado um prazo. “O que nos parece é que a Prefeitura acaba por priorizar os bairros mais nobres”, opina. Como demanda imediata, os moradores solicitam que as vias sejam pavimentadas e que a iluminação seja regularizada.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura do Eusébio informou, por meio da Secretaria de Infraestrutura, que o município está passando por uma série de obras de pavimentação e que segue programação dividida por bairros. “Atualmente, no bairro Vereda Tropical, sete ruas já estão contratadas e em breve serão iniciadas, e já há licitação para que mais seis ruas sejam contempladas”. Quanto aos problemas de iluminação, a orientação é que os moradores entrem em contato com a gestão pelo número  0800-606-1535. A Secretaria de Infraestrutura, por sua vez, disponibilizou o WhatsApp  85 99131-8072 para qualquer outro esclarecimento.

A Enel Distribuição Ceará, por sua vez, informou que localizou avisos em ruas do referido bairro. Porém, nenhum deles durou 36 horas. Por fim, a empresa explicou que as chuvas acompanhadas de ventos fortes e descargas atmosféricas causaram danos à rede elétrica, afetando o fornecimento de energia. “A empresa esclarece que reforçou o número de equipes em campo para agilizar os trabalhos. A companhia comunica ainda que o fornecimento [no Vereda Tropical] já foi normalizado”.

Por Yasmim Rodrigues

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)