O município de Quixadá é referência para Assistência Social no país. Ao lado da primeira-dama, Iaskara Silveira, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Izaura Gomes e do ex-secretário de Assistência do Estado, Josbertini Clementino, Ricardo Silveira foi intitulado prefeito da Assistência, se tornando o primeiro gestor a garantir 1% da Receita Corrente Líquida (RCL) no financiamento do SUAS, transformando a Assistência Social em uma Política de Estado e não apenas de governo.
Quixadá, se antecipou até mesmo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 383/17, que obrigaria a União a aplicar o valor supracitado em todo país. A secretária Izaura Gomes expressa sua felicidade e afirma que a iniciativa corrobora com o conjunto de prioridades e metas específicas para a gestão municipal do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, do município para o biênio 2023-2024, o programa Qualifica-SUAS.
Há anos usuários, trabalhadores, entidades e representantes governamentais, vem buscando a Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS no âmbito das conferencias municipais, e depois deste período de luta Quixadá é o primeiro município do Estado e do País a garantir um percentual mínimo para Assistência Social.
Monólitos Post