Foto: Divulgação/MLX |
Neste ano, alguns discentes de escolas estaduais de Santa Quitéria foram destaques na redação do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Considerando o tema “desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, quatro alunas chegaram próximas da pontuação máxima de mil pontos, proporcionando o acesso para ingressar no ensino superior.
Na EEEP Monsenhor Luis Ximenes Freire, a diretora Gisela Araújo se sente feliz com os 153 alunos que realizaram a prova e conta com duas alunas de melhor desempenho: Sara Teixeira e Rayssa Silva, que fizeram 960 pontos. Elas estavam no 3º ano do ensino médio e agora se preparam para a faculdade. Ambas pretendem cursar psicologia e foram aprovadas na 7ª colocação, uma na Universidade Federal do Ceará (UFC) de Sobral e outra na UFC de Fortaleza, respectivamente.
Já na Escola Júlia Catunda, 123 alunos participaram e quem se destacou foi uma estudante do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Mirelly Duarte, que obteve 900 pontos. Ela afirma que se sente satisfeita, pois a meta era testar seus conhecimentos, e relata que “não pretende entrar na faculdade agora, tenho filhos e eles precisam de mim integralmente, daqui uns anos quem sabe”.
Outra aluna que obteve boa pontuação veio da Escola Aracy Martins, com 140 alunos inscritos e a maior nota foi a da concludente Francisca Aleksandra, que fez 880 pontos. Ela elogia o projeto pedagógico da escola e confessa que ultrapassou as suas expectativas no exame. Agora, está decidindo entre biomedicina e enfermagem para cursar.
A voz de Santa Quitéria