O objetivo da campanha é conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável por meio de atividades de reciclagem. A edição deste ano premiará com 10 mil reais em dinheiro as escolas que coletarem a maior quantidade em peso de materiais recicláveis.
De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, J. Marcilio, o programa resultará na educação de alunos e professores sobre a destinação final adequada para resíduos eletrônicos e tecnológicos, além de incentivar a reciclagem de materiais para melhorar a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Entre os materiais que devem ser arrecadados estão pilhas, lâmpadas, baterias, tablets, celulares, computadores, entre outros.
O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Zé Hélder, que destacou a importância da implantação de políticas ambientais no município. Ele ressaltou que a gestão tem priorizado a implantação de programas que incentivam a comunidade a adotar práticas sustentáveis, como a coleta seletiva em todo o município.
O prefeito parabenizou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pela iniciativa e pelo comprometimento em manter a cidade entre os municípios premiados com a certificação Selo Verde, concedida pela SEMMA – Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Ceará.
O evento também contou com a presença de Assis Saraiva, presidente da empresa Sabão Juá, que doou R$ 3 mil para somar ao recurso destinado pela prefeitura de Várzea Alegre para premiar as escolas vencedoras do programa.
A Secretária de Educação Angela Bernardino, diretoras e diretores das escolas da rede pública e privada do município, além de representantes de outras cidades da região, também estiveram presentes no evento.
Com essa campanha, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Várzea Alegre busca conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem e da preservação ambiental, incentivando a adoção de práticas sustentáveis.
foto divulgação - Augusto César