- Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza sessão solene, nesta segunda-feira (17/04), em comemoração aos 25 anos do Instituto Dragão do Mar (IDM), celebrados em 10 de março. A solenidade ocorre no Plenário 13 de Maio, a partir das 18h, por iniciativa da deputada Larissa Gaspar (PT).
A parlamentar destaca a contribuição do IDM para o desenvolvimento sociocultural, promovendo o acesso da população a eventos e atividades culturais de qualidade. Ela pontua que, durante esses 25 anos, o Instituto Dragão do Mar obteve um crescimento significativo. Atualmente, é responsável pela gestão de 16 equipamentos, atuando em parceria com as secretarias da Cultura (Secult Ceará), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e do Esporte (Sejuv) do Estado. “Tem (IDM) levado políticas de cultura para mais perto do nosso povo, e esse é um momento de celebrarmos esse trabalho”, diz.
Durante o evento, serão homenageadas pessoas que participaram e colaboraram diretamente com a história do instituto, entre as quais, o ex-secretário de Cultura e idealizador do modelo de gestão das políticas culturais, Paulo Linhares; a sócia fundadora e mais antiga diretora em atuação no Instituto Dragão do Mar, Bete Jaguaribe; o titular da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) no período 2016-2022, Fabiano Piúba; a colaboradora mais antiga da organização social que ainda está em exercício no IDM, Elis Xavier, e o primeiro diretor-presidente da instituição, Antônio Pádua Araújo.
CRIAÇÃO
Em março de 1998, foi fundado o então Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), a primeira Organização Social de Cultura do Brasil, que, em 2013, passou a ser denominado Instituto Dragão do Mar. Atualmente, o IDM é responsável pela gestão de experiências culturais e educacionais relacionadas às áreas de artes, memória e patrimônio, esporte, gastronomia social e meio ambiente.
Edição: Adriana Thomasi