As famílias que foram orientadas a sair de suas casas devido ao risco de rompimento de uma barragem em Pedra Branca, no interior do Ceará, puderam voltar às suas casas. Na quinta-feira, 6, a Defesa Civil do Estado esteve no município e avaliou que não há necessidade de evacuação dos moradores do entorno do açude.
De acordo com o capitão Araújo, responsável técnico da Defesa Civil do Estado, foram encontradas algumas anomalias na barragem, como formigueiros e vertedouros obstruídos. Foi recomendado ao dono da propriedade em que o açude se encontra o conserto das irregularidades.
A outra barragem chamada de Açude do Povo, que fica mais próxima de onde as comunidades de moradores estão localizadas, também foi analisada. A preocupação da Prefeitura de Pedra Branca é que o rompimento de um açude leve água para o outro e, assim, as casas do entorno sejam alagadas.
Na noite de quarta-feira, 5, os moradores chegaram a ser orientados pelo prefeito a sair do local. Uma escola e uma creche foram disponibilizadas pela prefeitura para quem não tivesse outra residência para dormir.
O técnico afirma que o risco “não é zero, sobretudo neste período chuvoso”, mas que a população poderia ficar em suas casas. “O município ficará em monitoramento constante, essa foi nossa orientação”, diz.
o Povo