Foto: Júlio Gaúcho/ AVSQ |
No domingo (23), ocorreu a terceira edição do XCM Terra Santa, uma competição que já se tornou tradição na cidade de Santa Quitéria e região. Com a presença de mais de 350 ciclistas ansiosos desde sexta-feira na cidade, o evento teve largada no campo de aviação/ginásio polo esportivo das flores.
O XCM faz parte da quarta fase de SSP (Serra, Sertão e Praia), que consiste em percursos de longas distâncias, enfrentando subidas íngremes, terrenos com diferentes condições climáticas. O percurso inclui passagens por serras, com altitudes elevadas, pelo sertão, com clima árido e temperaturas elevadas, e pela costa, com trechos de praia e paisagens litorâneas.
Com o dobro de participantes desde sua primeira edição, o evento tem se consolidado como um dos principais desafios de ciclismo da região. Para Aristides Neto, organizador do evento, o sucesso desta temporada tem sido muito animador: “O campeonato vem tendo uma boa crescente, e se Deus quiser no próximo vamos dobrar novamente o número de atletas”, finalizou.
Além de ser uma oportunidade para testar habilidades e resistência, o XCM Terra Santa também proporciona um momento de confraternização entre os atletas. Gilvan Soares, um dos representantes dos quiterienses na competição, contou como é participar: “Aqui a gente vem para brincar, é uma competição saudável, fazemos amizades e é muito gostoso pedalar. Estou há três anos e meio participando e faz muito bem para a saúde”, enfatizou.
Com a presença de competidores de diferentes localidades e níveis de experiência, o III XCM Terra Santa mostrou mais uma vez que a paixão pelo ciclismo só cresce na região, sendo um incentivo para saúde dos quiterienses tanto física como a mental.
Foto: Bruno Alves/PMSQ A voz de Santa Quitéria |