Com mais de 340 mil doses aplicadas até agora, Ceará tem a maior cobertura vacinal contra a gripe desde o início da campanha

Blog do  Amaury Alencar
0

 



O Ceará já aplicou, até agora, 340.743 doses da vacina contra gripe. Dentre os estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, o Estado apresentou a maior cobertura vacinal contra a doença desde o início da campanha. Do total de doses aplicadas, 160.142 foram somente no “Dia D” de mobilização, que aconteceu no último sábado (15). Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

Em apenas um dia, foi administrado o equivalente à soma de aplicações de todos os dias desde o início da campanha. Na mesma ocasião, 34.254 cearenses receberam a dose de reforço bivalente contra a covid-19, de acordo com balanço parcial.

Para o “Dia D”, o Governo do Ceará abriu, de forma inédita, as cinco unidades do Vapt Vupt localizadas em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte exclusivamente para a estratégia de vacinação. Somente nas centrais de serviços, 1.731 doses foram administradas, sendo 1.089 para a proteção contra a gripe. A iniciativa foi uma parceria entre as secretarias da Saúde (Sesa) e da Proteção Social (SPS). Além disso, 1.695 postos de saúde estiveram abertos no sábado. Os grupos prioritários aptos à imunização foram estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

De acordo com o secretário de Vigilância e Saúde da pasta, Antonio Lima Silva Neto (Tanta), a ação reuniu esforços do Estado e de municípios.

“A nossa intenção, com o ‘Dia D’, é que grupos prioritários recebam a proteção o quanto antes, em menor tempo possível, e isso exige mobilização“, afirmou, reforçando a importância de todos atualizarem a caderneta de vacinação.

Perdi o “Dia D”, e agora?

Diversas ações seguem em todo o Estado para ampliar a cobertura vacinal contra as doenças nos públicos-alvo. As salas de vacinação das unidades do Vapt Vupt situadas nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na Capital, seguem com a imunização de rotina, incluindo a contra a gripe.


Já no equipamento localizado em Juazeiro do Norte, estarão disponíveis os imunizantes contra a influenza e a covid-19.

A dose de reforço bivalente contra o coronavírus também pode ser acessada nos postos de saúde cearenses. A execução é de responsabilidade dos municípios. Em caso de dúvidas, a prefeitura ou a Secretaria Municipal de Saúde devem ser consultadas.

Para unir forças na campanha de vacinação contra a influenza, a partir desta segunda-feira (17), o prédio anexo da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) passa a ser mais um ponto de imunização em Fortaleza.

Os aplicadores são os enfermeiros da Residência Multiprofissional (Resmulti) da autarquia que cursam a especialização na área da Saúde da Família. “Eles vão somar muito nesse momento de campanha. Estamos juntos nessa mobilização para vacinar o maior número de pessoas”, explica a assessora técnica da Diretoria de Educação e Extensão da ESP/CE, Barbarah Rebouças.

Atualização da vacina contra a gripe

Com grande potencial de transmissão, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório provocada pelo vírus da influenza. Dos quatro tipos – A, B, C e D –, os dois primeiros são mais comuns no Estado.

A vacina é considerada pelos órgãos de saúde uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e até óbitos pela doença. O imunobiológico oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus que mais circularam em 2022 no hemisfério Sul.

Além disso, a constante mudança dos vírus influenza requer monitoramento global, frequente reformulação da vacina e campanha anual de imunização.

O conjunto de sintomas caracterizado por várias doenças recebe o nome de síndrome gripal. Nessas situações, os fatores respiratórios são mais intensos e se somam à febre, à dor de cabeça, à moleza, à indisposição e à dor no corpo. A influenza e a covid-19 são as principais infecções dessa categoria.

“Há, ainda, a síndrome respiratória aguda grave (SRAG), manifestação de sintomas mais críticos como falta de ar, podendo ser causada por ambas as doenças”, diz Colares.

Campanhas

25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou na última segunda-feira (10) e segue até o dia 31 de maio. O Ceará, no entanto, antecipou a imunização de crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias no último dia 27 de março devido ao aumento de casos de influenza decorrente da sazonalidade das chuvas no Estado, sobrecarregando unidades de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 começou um mês antes, em 27 de fevereiro, também em populações definidas pelo MS, tendo como meta imunizar 90% dos grupos prioritários.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)