O dia de “Tiradentes”, é a data em que se homenageia o mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim da Silva Xavier, que foi morto em 1792, acusado de liderar o movimento separatista que defendia a proclamação da “República de Minas Gerais” na época em que o Brasil ainda era uma colônia portuguesa. O movimento foi denunciado e a coroa prendeu 11 dos envolvidos e os condenou à morte. No entanto, dez deles receberam o perdão real e apenas Tiradentes teve sua pena mantida.
Nesse contexto, a data de sua execução foi considerada feriado nacional através da Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. Neste ano, de acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, o dia não deve causar mudanças no funcionamento do comércio. “Os consumidores podem procurar as lojas do Centro e adjacências que nós estaremos funcionando normalmente”, afirma o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante. De acordo com ele, a data pode ser atraente para quem deseja adiantar a compra do presente de Dia das Mães, que será celebrado no próximo dia 14 de maio. “Nessas datas importantes, como a movimentação é maior, é interessante não deixar para a última hora. As lojas já estão preparadas com promoções, artigos novos e lançamentos de produtos dos mais diversos segmentos”, aconselha. O Mercado São Sebastião funcionará das 5h às 15h; o Mercado Central, das 8h às 16h, conforme informado pela Prefeitura.
No Centro da capital, haverá, em breve, uma campanha sendo realizada para alavancar as vendas. Os consumidores que comprarem em lojas e shoppings da região, entre os dias 04 e 13 de maio, poderão concorrer a dois caminhões de prêmios e uma scooter elétrica por meio da campanha “Centro Premiado”. “A entidade está com essa responsabilidade de mobilizar os lojistas para que, juntos, a gente possa fazer um grande evento”, explica Assis Cavalcante.
Outros importantes centros comerciais de Fortaleza como o Centro Fashion, o Iguatemi Bosque, os RioMar Fortaleza e Kennedy, o Shopping Parangaba, o Del Paseo, o Via Sul e o North Shopping também terão lojas e quiosques abertos no horário padrão. Enquanto no Centro Fashion o funcionamento é de 9h às 19h, nos outros estabelecimentos será de 10h às 22h. É importante destacar que os serviços públicos localizados dentro de tais shoppings como os Correios, a Polícia Federal, o Detran, a Sefin, a Seuma e a Casa do Cidadão, por suas vezes, não estarão abertos durante o feriado de Tiradentes.
As farmácias e os supermercados funcionarão normalmente conforme informações do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma) e da Associação Cearense de Supermercados (Acesu). O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindipan) e o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) também confirmaram horário de atendimento normal para esta sexta-feira.
Nos Correios, no entanto, não haverá atendimento, sendo este retornado apenas no sábado, 22. Caso necessário, a Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará atendendo pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100. As lojas da Enel Distribuição Ceará também estarão fechadas no feriado. Os clientes podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800.285.0196, ou pelo Whatsapp (21) 99601-9608.
O Metrofor funcionará com horário especial nas linhas Sul, Oeste e no VLT Parangaba-Mucuripe. Os metrôs e VLTs na Região Metropolitana de Fortaleza iniciam a circulação em horário normal, porém, com intervalos diferentes do padrão. As operações serão encerradas mais cedo. Os passageiros podem consultar todos os horários através da tabela disponibilizada no site do Metrofor.
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), durante o feriado, o transporte público da capital adotará o funcionamento de um domingo. A frota deve ser reforçada com 40 veículos reserva.
Entre hoje e domingo, 23, a vacinação de rotina e contra a covid-19 acontecerá no posto de saúde Irmã Hercília, no bairro São João do Tauape, das 8h às 16h30. As 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão disponíveis para atendimentos de urgência 24h por dia.
Por Yasmim Rodrigues