O governador Elmano de Freitas recebeu nesta quinta-feira (20/04) no Palácio da Abolição, representantes do Consórcio Santa Quitéria, para tratar sobre o andamento do processo de exploração da jazida de urânio e fosfato no município.
Nas suas redes sociais, com fotos da reunião, o governador deu ênfase a expectativa para geração de empregos diretos e indiretos na região, em torno de 2.500 novos postos, “além de desenvolver toda a economia da região”. Na estimativa da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o PIB da cidade deverá ser multiplicado por 10 vezes.
Na ocasião, Rodolfo Galvani Jr, presidente da Galvani Fertilizantes e Carlos Freire, presidente da INB, apresentaram as melhorias feitas no projeto, como avanços tecnológicos, diminuição do consumo de água no complexo e gerar energia própria pro empreendimento. A comitiva também enfatizou sobre o Brasil ser altamente dependente de fosfato e que os fertilizantes produzidos a partir de Santa Quitéria, responderão por 25% do total no Norte e Nordeste.
Em 2020, foi assinado o memorando (protocolo de intenções do próprio Governo), ratificando os investimentos a serem executados para estruturar Itataia, como pavimentação asfáltica e construção da adutora.
A voz de Santa Quitéria