Foto: Prefeitura de Missão Velha
Em incentivo ao acesso de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em alusão ao mês de conscientização do autismo, a Prefeitura Municipal de Missão Velha realizou nessa sexta-feira (14), às 8h, no auditório do CSU, o seminário: “Autismo: Compreender para Interferir”, que foi ministrado pela psicóloga Maria Joelma Ferreira Carlixto.
O momento contou com a participação de profissionais da saúde, educação, assistência social e a população em geral. Na oportunidade, foi apresentado a regulamentação, no âmbito do poder executivo municipal, por meio do prefeito, Rosemberg Macedo (Dr. Lorim), a emissão do Cartão de Identificação para pessoas com transtorno do Espetro Autista, conforme disposto na Lei Municipal 431/2018 de 19 de abril de 2018, e instituído pelo Decreto nº 011/2023, de 12 de Abril de 2023.
O prefeito Dr. Lorim esclarece que competirá ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPCD, situado na Secretaria do Trabalho e Assistência Social, a emissão do cartão de identificação. Para a aquisição será necessário foto 3×4, cópia do documento de identificação, cópia do CPF, laudo médico constando o número do CID e grau de intensidade do transtorno, preenchimento de ficha de solicitação na qual constará o telefone do cuidador ou responsável legal.
A iniciativa tem o objetivo de enfatizar e orientar sobre os sintomas mais comuns que incluem, dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos, no sentido de identificar precocemente um autista e assim levá-lo a ter acesso às terapias comportamentais, educacionais e familiares que podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e a aprendizagem.
( Miséria)