,
Na noite de sexta-feira, dia 14 de abril de 2023, no Centro Pastoral Ana Feitosa de Oliveira, em Santana do Cariri-CE, foi realizada a solenidade de pré--lançamento do Documentário intitulado "Menina Benigna: a beata do Ceará," uma produção da TV Assembleia do Ceará, em parceria com o Governo Municipal de Santana do Cariri, da Diocese de Crato e Paróquia Senhora Sant'Ana.
O documentário apresenta
testemunhos de pessoas que conviveram com a Beata Benigna, além de membros da equipe do processo de beatificação. Além disso, traz alguns depoimentos de pessoas que foram agraciadas pela intercessão da Bem-Aventurada.
O evento contou com a presença de diversas autoridades religiosas e civis. Estiveram presentes o pároco de Santana do Cariri-CE, Pe. Idemário da Silva Muniz, o pároco de Ponta da Serra, Crato, e ex-pároco de Santana do Cariri-CE, Pe. Paulo Lemos Pereira, além de outros sacerdotes.
o prefeito municipal de Santana do Cariri-CE, Dr. Samuel Cidade Werton, o vice-prefeito, João Paulo Cabral Alves o Deputado Federal, Idilvan Alencar, Ex Prefeito de Assaré Samuel Freire representando o Deputado Estadual Fernando Santana, secretários municipais, vereadores, ex-prefeitos, familiares da Servula de Deus Benigna Cardoso, além de ter sido um evento bastante prestigiado pela população que esteve bem representada.
O documentário será veiculado na TV Assembleia do Ceará, no próximo dia 22 de abril de 2023, às 20h, e será disponibilizado nas redes sociais (Facebook e YouTube).
O prefeito Samuel Cidade Werton, foi enfático ao afirmar que o Documentário apresentado pela equipe de jornalismo da Tv Asssembleia, foi de uma tamanha sensibilidade enorme a mega produção para com Santana do Cariri, trazendo a lume toda a História da Menina Benigna Cardoso, mesmo porque dos 184 municípios do Ceará, Santana do Cariri, ser a escolhida mostra a importância que temos hoje no Ceará, temos hoje a primeira Santa Cearense que nasceu e morreu em Santana do Cariri.
onde a gente passa percebemos a força e a fé que as pessoas a tem em nossa santinha, foi um momento de fé e força para nos fieis e devotos, eu agradeço imensamente aos deputados Evandro Leitão presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e ao Deputado Fernando Santana Vice Presidente, pelo carinho que eles tem para com o povo de nosso município, destacou o Gestor.
o vigário da Matriz de Senhora Santana Padre Idemário da Silva Muniz, afirmou ter ficado muito emocionado com o lançamento do documentário que retrata a vida de nossa beata Benigna Cardoso, principalmente pela fidelidade das pessoas que trabalharam nele. que mostraram a firmeza da luta de nossa sérvula Benigna contra a toda a insistência do seu agressor, e ao mesmo tempo sendo uma mentora para a cultura de paz como exemplo a ser seguido por cada um de todos nos fieis e devotos, destacou ele.
o secretário de cultura e turismo do município Ypisilon Félix, disse que A história de Benigna Cardoso da Silva, que viveu apenas 13 anos, tornou-se conhecida devido à sua morte trágica. Ela foi assassinada por resistir a uma tentativa de ataque sexual praticado por um jovem que a assediava desde a época em que estudavam juntos na escola. O caso aconteceu em 24 de outubro de 1941, no sítio Oiti, em Santana do Cariri.
Ypisilon Félix, afirma que Por resistir ao ataque, ela ficou conhecida como mártir e passou a ser chamada de “heroína da castidade” pelo padre Cristiano Coelho, considerado seu mentor espiritual, e esse documentário levara a todos os católicos a real história da nossa servula Benigna Cardoso, e por isso ficamos emocionados e ao mesmo tempo queremos agradecer a TV Assembleia, conceituado órgão de comunicação pela contribuição que está dando a Santana do Cariri, e ao todo o universo, pontuou ele.
Texto: Danilo Sobreira para o Blog do Amaury Alencar
Núcleo do Documentário
O núcleo de Documentários da Tv Assembleia do Ceará foi implantado logo após a fundação da televisão em julho de 2006. Tinha como finalidade, inicialmente, produzir dois programas para a grade da emissora: O Perfil, documentário para homenagear cearenses ilustres, e o programa Repórter Assembleia, um documentário temático e em formato jornalístico. Posteriormente a equipe, chefiada pela coordenadora, Ângela Gurgel, inovou com a produção de novos formatos: Documentários especiais, Inter programas como a série Colecionadores, Morar Dias, programa Perfil Entrevista e Arquivo. Doc. De 2006 ate hoje se soma mais de 70 programas entre curtas médias e longas metragens documentais produzidas pela emissora, sendo alguns, exibidos em outros estados e até fora do Brasil. A mais recente produção da Tv Assembleia é o documentário especial “ Menina Benigna, beata do Ceará”, programa que faz a sua pré estreia, em Santana do Cariri, terra de Benigna. Para a realização deste documentário, a equipe viajou duas vezes aos municípios de Santana do Cariri e Crato, onde gravou também na Diocese que esteve a frente do processo de beatificação de Benigna.
A equipe do Núcleo de documentários é composta pelos seguintes profissionais: Ângela Gurgel, coordenadora do núcleo; as jornalistas, Ana Célia de Oliveira, Janaína Gouveia e Alice Cavalcanti; os produtores, Marcelo Alves e Vinícius Augusto Bozzo, também responsável pela montagem dos trabalhos; e o editor, Daniel Cardoso, o executor das imagens de drone.
Para apresentação da pré – estreia em Santana do Cariri, viajaram as jornalistas, Ana Célia de Oliveira e Janaína Gouveia, responsáveis pela produção, roteiro e edição do documentário, o cinegrafista, Salomão Costa e o motorista, Fabio Virgilio.