O Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio Instituto Plácido Castelo (IPC), recebeu na manhã desta quinta-feira (20/4), os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adolfo Ferreira de Sousa, de Redenção, no Plenário do Edifício Antônio Coelho. Os estudantes do terceiro ano do curso técnico de Administração participaram de um momento de formação sobre fiscalização e conheceram mais sobre a Corte de Contas.
Os visitantes foram recebidos por Eloisa Vidal, coordenadora de Educação Continuada, Extensão e Pós-Graduação do IPC, que apresentou a missão da Escola de Contas. “O IPC se preocupa em dar formação para um personagem muito importante que conhecemos como ‘os jurisdicionados’, que são aqueles que compõem prefeituras, secretarias entre outros órgãos públicos. Além de pensar também nos cidadãos em geral”, declarou.
A coordenadora também destacou a relevância da iniciativa, tanto para os estudantes quanto para o Tribunal. “É muito bom receber essa nova geração e saber que tem jovens interessados em conhecer os mecanismos, a função e a relevância do órgão na gestão das contas públicas. E tentamos apresentar aos alunos que a Corte está aberta para eles, que sempre serão bem recebidos.”
Contemplando as atribuições do TCE Ceará e a fiscalização de órgãos públicos, o gerente de Planejamento e Execução de Soluções de Aprendizagem do IPC, Pedro Henrique Camelo, ministrou uma palestra para os alunos. O momento foi oportuno para explanar dúvidas e compartilhar exemplos aplicados de acordo com os conhecimentos dos participantes.
A visita reuniu cerca de 40 estudantes, acompanhados dos professores Daniel Guerra, Magna Áxiley e Arislane Rodrigues. “Como educadora de língua portuguesa, eu priorizo muito a questão da curiosidade. Nós vimos hoje o quanto os alunos anseiam pelo conhecimento. Como o curso deles prepara para questões administrativas. A visita foi muito produtiva para trabalhar competências e para construção enquanto cidadãos”, destacou Magna Áxiley.
O aluno Iarlen Piancó relatou que visualiza a instrução da juventude como o principal ganho com a visita. “É necessário que os jovens se tornem cidadãos, se tornem fiscalizadores. E o que o TCE Ceará faz é apresentar essa realidade para nós, dar a possibilidade e acesso à informações que nos ajudam a fiscalizar.
A colega de turma, Alice Dias, reforçou o papel educativo da visita. “É importante para entendermos como nossa área está ligada aos assuntos do Tribunal, além de entendermos mais sobre as gestões públicas e como este órgão está fiscalizando.”
Saiba mais
O projeto Visita Cidadã Guiada tem como objetivo proporcionar aos estudantes de instituições de ensino de todo o Estado a oportunidade de conhecer o órgão em sua estrutura e funcionamento, colocando em prática os conteúdos aprendidos na sala de aula. As visitas podem ser agendadas entrando em contato com o IPC, pelo telefone (85) 3488.4855 ou pelo e-mail ipc@tce.ce.gov.br.