Fausto Nilo recebe Medalha Humberto Teixeira na Assembleia Legislativa

Blog do  Amaury Alencar
0

 



O compositor, poeta e arquiteto cearense Fausto Nilo recebeu, nessa sexta-feira, 12, a Medalha Humberto Teixeira em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

A comenda foi instituída em 1995 e reconhece o trabalho de artistas com destaque nas áreas musical e/ou literária. O requerimento para realização da sessão solene de entrega da Medalha teve autoria do deputado Renato Roseno (Psol) com subscrição do deputado De Assis Diniz (PT).

O deputado Renato Roseno destacou a representatividade de Fausto Nilo e seu profícuo trabalho para o Ceará e o Brasil. Apontando que a Medalha relembra “um dos nossos maiores compositores”, o parlamentar afirmou que, na noite de hoje, Humberto Teixeira repousa no peito de Fausto Nilo, fazendo referência à insígnia entregue.

Ao afirmar que Fausto Nilo é um trovador, o parlamentar ressaltou que as trovas estão inscritas nas memórias ancestrais e compõem o imaginário coletivo, tocando o que há de mais sensível nas pessoas e transformando a vida cotidiana em lirismo.

Segundo Roseno, ao longo de mais de 500 canções, o compositor retratou sua terra Quixeramobim, o Ceará, assim como as dores do povo, amores, desilusões, esperanças em músicas que foram interpretadas por diversos artistas.

Como trovador e arquiteto, o homenageado é um “fazedor de cidade”, uma cidade do afeto, viva e aberta, citou o deputado. “Por isso mesmo a cidade está sempre presente na obra do trovador Fausto Nilo e do arquiteto Fausto Nilo”. Roseno relembrou a importância da Alece, a Casa do Povo, uma casa política, homenagear Fausto que, assim como tantos outros, “sofreu no próprio corpo a falta da democracia” no Brasil.

Com a medalha no peito, o poeta, compositor, arquiteto e urbanista Fausto Nilo agradeceu a homenagem e compartilhou sua trajetória, sua relação com o Ceará, seu encontro com a arte e o início das composições nos anos 70, em que viveu o período da Ditadura Militar.

Citando a relação com a família, a volta a Fortaleza após temporadas em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, sua proximidade com os desafios e a busca constante por conhecimento nas áreas da arquitetura e urbanismo, Fausto brindou o público da solenidade com causos de uma vida que dialoga com a arte, com a dinâmica das cidades e da necessidade de transformação constante.

O homenageado afirmou ser um letrista de canções populares, buscando falar de assuntos complexos e de banalidades a partir de quem é e de forma que as pessoas possam compreender, permitindo que a poesia chegue às pessoas a partir do estímulo que as palavras possibilitam.

Luisa Cela, secretária da Cultura do Estado do Ceará, parabenizou a iniciativa da Medalha Humberto Teixeira, afirmando que ainda existe uma grande dívida no Brasil e no Ceará de valorização e reconhecimento dos compositores e compositoras.

Ela comentou a importância de Fausto Nilo receber a medalha por suas contribuições para a música, para os artistas e para a população que, ao ouvir suas canções, tem referências de uma profunda beleza. A secretária citou ainda que os lados letrista, poeta e urbanista de Fausto Nilo se atravessam e fazem provocações sobre os desejos para a vida das pessoas.

A sessão solene teve apresentações de artistas que interpretaram músicas de Fausto Nilo, como Juruviara, Roberta Fiúza, Teresa Rachel, Calé Alencar, Freitas Filho e David Simplício. Foi ainda exibido um vídeo de José Genoíno parabenizando Fausto Nilo. Os dois foram presos juntos durante a Ditadura Militar.

Compuseram a mesa da sessão solene Artur Bruno, assessor especial de assuntos municipais do Governo do Estado e autor da lei, em parceria com Inácio Arruda, que deu origem à Medalha Humberto Teixeira; o arquiteto e urbanista Romeu Duarte, representando o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC; e Jefferson John Lima, representando o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Também participaram Júlio Brizzi (PDT), vereador de Fortaleza e presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Juventude da Câmara Municipal; Alfredo Ricardo de Holanda Machado, promotor de justiça, representando a Procuradoria Geral de Justiça do Estado; e Flávia Maria de Andrade Lima, defensora pública, representando a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)