O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, durante a solenidade de assinatura da Medida Provisória (MP) que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, na cidade do Crato, a necessidade de se valorizar a família e se recuperar o amor pelo Brasil. Lula pregou o amor no seio da família e enalteceu o papel que a mãe cumpre para educar os filhos.
As palavras abriram uma homenagem, de forma antecipada, ao Dia das Mães. “Domingo é Dias das Mães e vocês precisam valorizar as mães de vocês. Nada mais extraordinário do que uma mãe. Se tiver um bife, ela reparte entre 10 filhos. Se só tiver pra ela, ela não come para dar para os filhos’’, disse o presidente Lula, ao sugerir, ainda, mais amor na família.
‘’Eu queria que, no domingo, cada um de vocês, vai receber um beijo do filho e vai dar um beijo na sua mãe, se não tiver mãe, beija a irmã, a tia, porque precisamos recuperar o amor no Brasil”, acrescentou o presidente Lula que, ao longo do dia, cumpriu agenda no Ceará ao lado do Governador Elmano de Freitas, e do senador e Ministro da Educação, Camilo Santana.
Ao falar sobre as dificuldades no cotidiano de uma família, o presidente Lula fez referência à queda no preço da carne e da gasolina e prometeu que a “única coisa que vai subir é a qualidade de vida do povo pobre desse país”.
“Eu disse que o preço da carne ia baixar, e está baixando. Que o valor da gasolina ia baixar, e está baixando. E vocês vão querer as coisas vão baixar, as coisas vão baixar. A única coisa que vai subir é a qualidade de vida do povo pobre desse país”, observou.
Ao assinar o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, Lula afirmou ter feito em “4 meses, 4 anos” de medidas pela educação. “Nós estamos há 4 meses no governo, na educação, já fizemos mais do que 4 anos”, ressaltou o presidente Lula, que mais uma vez destacou a atuação do Ministro Camilo Santana para destravar ações que estavam paradas na área da educação.