Um ônibus com passageiros saiu da pista e caiu em uma ribanceira na BR-116, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, na noite desta sexta-feira, 5, deixando 15 pessoas feridas. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acidente foi registrado no quilômetro 17, por volta das 19h10min.
De acordo com a PRF, o ônibus seguia para Morada Nova, na região do baixo Jaguaribe. As causas do sinistro ainda não foram informadas. O veículo tombou às margens de um canal que passa por baixo do viaduto Deputado Edson Queiroz Filho.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram socorro às vítimas. O POVO apurou que havia duas crianças de cinco anos e uma gestante entre os passageiros. Devido ao acidente, o trânsito ficou parado por quase uma hora no trecho da rodovia.
O motorista ficou preso às ferragens, segundo informou o CBM. Ele relatava dores nas pernas e na coluna. A guarnição precisou utilizar um kit desencarcerador para realizar romper parte da estrutura do veículo e retirar o motorista.
Pelo menos 25 pessoas eram transportadas dentro do ônibus, além do motorista, que ficou preso ás ferragens
O ônibus presta serviço para a Prefeitura de Morada Nova. No momento do acidente, o veículo transportava cerca de 25 pessoas que são atendidas pelo programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O coletivo tinha saído de Fortaleza no começo da noite.
A PRF confirmou que não houve mortes e disse que todas as vítimas que precisavam de atendimento hospitalar foram retiradas do local do acidente por equipes de resgate do Samu e do Corpo de Bombeiros.
Em nota, o Samu informou que houve 15 feridos. Sete foram encaminhados para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, e oito para o Hospital Municipal de Itaitinga. Apenas uma das vítimas está em estado grave, mas consciente. As demais tiveram apenas escoriações pelo corpo.
O órgão enviou oito ambulâncias para a ocorrência, sendo cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e três Unidades de Suporte Avançado (USA). Pelo menos 19 profissionais foram designados para os atendimentos.
Procurada pelo O POVO, a Prefeitura de Morada Nova confirmou que o ônibus envolvido no acidente é utilizado para o transporte de pacientes do município que fazem tratamentos de saúde na Capital. A gestão disse estar apurando as circunstâncias do ocorrido e assegurou que vai prestar a assistência necessária às vítima e aos seus familiares.
o Povo