O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está realizando a produção de novas urnas eletrônicas no modelo UE 2022, na fábrica de urnas localizada em Ilhéus (BA). O objetivo da ação, que foi iniciada na quinta-feira (4), é modernizar o sistema de votação utilizado durante as eleições e substituir o aparelho usado atualmente. A previsão é de que 219.998 equipamentos sejam feitos até 2024, ano em que devem ser utilizadas durante o período eleitoral de prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros.
O novo projeto é quase idêntico ao modelo de urna utilizado anteriormente, chamado UE 2020. Neste mês de maio, será produzido o primeiro lote do aparelho, com 300 unidades, que serão encaminhadas ao TSE para a realização de testes e avaliações por parte do órgão.
A população poderá colaborar com os testes de segurança e de funcionalidade das urnas eletrônicas, pois os novos equipamentos serão submetidos ao Teste Público de Segurança, instituído pelo TSE. Um teste de integridade também deve ser realizado pelos eleitores, ação realizada nas urnas utilizadas nas eleições de 2022.