Celebrações do dia 13 de Maio levam milhares de romeiros ao Santuário de Fátima na cidade de São Benedito, no int
As celebrações do dia 13 de maio devem levar cerca de 100 mil pessoas ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande no próximo sábado. O templo fica situado na cidade de São Benedito, a 360 quilômetros de Fortaleza. A programação inclui oito missas, celebradas das 5h às 19h.
As primeiras horas de solenidade contarão com as orações da Aurora Mariana e da missa presidida pelo padre José de Anchieta Aguiar Vasconcelos, reitor do Santuário. O templo tem capacidade para 1,8 mil pessoas sentadas e 5 mil em pé, além de acessos especiais para pessoas com deficiência, idosos e crianças.
Construído em 2005, o santuário costuma atrair milhares de romeiros do Ceará e de outros estados à Serra da Ibiapaba nas celebrações em alusão a Nossa Senhora de Fátima.
Tradição
Esta tradição na cidade foi observada desde 1998, quando cerca de duas mil pessoas se deslocavam dos distritos e outras cidades em direção à matriz de São Benedito para missas, orações e confissões. Durante os anos de construção do Santuário, o público estimado já era de 15 mil romeiros.
Os católicos devotos da santa costumam frequentar as missas no dia 13 de cada mês. Um público mais expressivo é esperado no dia 13 de maio, que marca o dia da primeira revelação de Nossa Senhora aos pequenos pastores Lúcia, Francisco e Jacinta na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917.
Deixadas há mais de 100 anos, as mensagens de Nossa Senhora de Fátima seguem atuais, segundo o reitor do Santuário. “Rezem o terço e atingirão a paz”, foi um dos ensinamentos aos pastores nas aparições de Maria. “Em nossos tempos de pós-modernidade, a mensagem deixada em Fátima deve ser rememorada e ecoada em nossos corações”, comenta o padre José de Anchieta.
Para receber o grande fluxo de romeiros, o Santuário da Serra Grande conta com área construída de 5,2 mil m², via sacra em tamanho natural e amplo espaço de estacionamento.