Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Iguatu, inicia experimento com a cultura da Soja

Blog do  Amaury Alencar
0

 


Em parceria com a Universidade Federal do Cariri – UFCA e o Instituto Agropecuário do Cariri – ICAR, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário de Iguatu – SDA está fazendo um experimento com a cultura da soja.

O experimento está sendo desenvolvido no Sítio Riacho da Areia, no distrito de José de Alencar, na propriedade do agricultor familiar Jerfesson Araújo. Nove cultivares de soja estão sendo analisadas na área. A expectativa é que pelo menos três cultivares se adaptem à região. “Dia importante, especial para o nosso município. Estamos acompanhando esse experimento da cultura da soja. Cultura que não é da nossa região, mas estão sendo feitos trabalhos de pesquisa e estudo onde estão sendo analisados a adaptação da planta ao nosso clima, a nossa realidade de chuvas, altitude e ao nosso solo.

” pontua Venâncio Vieira, secretário do Desenvolvimento Agrário, com boas expectativas para o bom desenvolvido da cultura no município. “A nossa expectativa com esse experimento é identificar a variedade com maior resistência, melhor produtividade, e maior ganho real de produção. Então a Secretaria de Desenvolvimento Agrário em parcerias com as entidades e com o produtor levam mais essa nova oportunidade, esse novo momento da agricultura aqui na nossa região.”

O evento contou com a presença de representantes de órgãos e entidades ligadas ao setor agrícola, agricultores e produtores rurais de Iguatu e cidades da região. O objetivo da ação foi apresentar a cultura como uma possível fonte de renda para os agricultores do município. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as nove variedades de cultivares plantadas. 

“Neste experimento aqui plantamos nove variedades em março. Estamos esperando os resultados. Vamos esperar mais quarenta dias até a safra, fazer a colheita, pesar os grãos, pesar a quantidade de óleo e ver a rentabilidade aqui nesse ambiente de Iguatu”, declarou o professor Sebastião Cavalcante, da Universidade Federal do Cariri e do Instituto Agropecuário do Cariri, que acompanha o experimento

Entusiasmo

O agricultor familiar Jerfesson Araújo destacou com entusiasmo a experiência da soja diante dessa parceria e passou a admirar a cultura principalmente esperando a rentabilidade que poderá melhorar a economia para pequenos produtores. “Com esse experimento da soja pode futuramente ser uma fonte de renda para o pequeno agricultor familiar. Ele hoje pode criar seu gado com o insumo da soja. Com o insumo da soja ele vai poder receber o farelo de volta. Ele vai poder negociar”, projetou o agricultor.


                                             Jornal a Praça 


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)