A surfista cearense, Silvana Lima, conquistou a medalha de ouro nas finais da categoria shortboard. A atleta de 38 anos teve que ver a canadense, Sanoa Olin, liderar a bateria final com 7.60 pontos na frente, mas a nordestina fez aproveitou as diferentes ondas do local do torneio para fazer uma melhor atuação, conseguindo um total de 13.16 pontos, garantindo assim posto mais do pódio com uma boa vantagem para a medalhista de prata, Chelsea Tuach, de Barbados que teve 9.77 como pontuação.
O resultado fez o Brasil ficar em primeiro lugar no ranking geral com 12350 pontos, vencendo o Pan-Americano de surfe disputado na cidade de Santa Catalina, no Panamá.
Na final masculina, outro brasileiro venceu a competição, Krystian Kymerson que teve uma batalha acirrada ponto a ponto com canadese, Cody Young. Os dois de maneira repetitiva ficaram na primeira colocação ao longo do torneio, mas na última onda o brasileiro ficou na frente com um total de 17.04, uma diferença pequena ao 16.44 do esportista canadense.
O torneio vencido pela cearense é um qualificatório para os jogos pan-americanos de Santiago de 2023. O resultado fez Silvana Silva está pré-qualificada para a competição. Por conta da prioridade das vagas serem para atletas do mundial de Surfe, caso nenhuma brasileira fique no top 5 da disputa, Silvana terá a sua participação garantida. Caso participe do Pan de Santiago, a cearense terá a chance de garantir a sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024
O Estado Ce