No dia 07 de junho a unidade do Sesc Fortaleza vai realizar o Arraiá do Sesc, um dia inteiro de atividades gratuitas para toda família. O evento faz parte do Projeto Sesc Cultura de Raiz, que visa proporcionar espaços para divulgação dos grupos de tradição e suas expressões com foco na Cultura Popular. As atrações acontecem das 08h às 19h, com apresentações teatrais, quadrilha, documentário e apresentações musicais.
Abrindo a programação o Documentário Dona Mazé, Mestra Junina da Esperança, fala sobre a infância e início da juventude de Dona Mazé, na década de 40, no Bairro da Cigana, em Caucaia. Serão duas exibições, às 08h e 14 horas.
Para quem gosta de teatro, O Conto de Fadas Junino, do K’Os Coletivo, contará em duas apresentações, às 09h e 15 horas, a história de Chico Bocó e Maria Lerda, moradores de ArraiaLândia, que viviam dizendo que nunca iriam se casar. Ela, a blogueira matuta mais conhecida da internet, e ele, um carpinteiro caipira bastante desconhecido.
Outra apresentação teatral será o Casamento dos Desequilibradoz, às 16h, que contará a história do filho de um coronel muito valente que se apaixona perdidamente por Geni e quer casar de todo jeito, mas como ela é uma mulher empoderada e dona de si, não aceita essa proposta e foge desse problema, começando a bolar um plano criativo e engraçado onde o público é seu principal aliado nessa história.
O Baile da Gabriela está marcado para às 12h, e mistura ritmos e cores sonoras, unidos ao timbre marcante da cantora cearense Gabriela Mendes. Já a Quadrilha Junina, do Grupo de Tradição Folclórica Raízes Nordestina,s apresenta, a partir das 18h, um espetáculo composto por danças folclóricas e de projeção voltado para o período junino, com muito xote, baião e a quadrilha junina.
O público infantil vai poder curtir a Quadrilha Junina Infantil Cai Cai Balão, a partir das 17 horas, com o espetáculo Fitas. A apresentação traz a essência que está caracterizada pelas raízes do São João, uma expressão viva do folclore cearense, a beleza contida no chitão, fitas, palhas, tranças, composições coreográficas tradicionais e músicas nordestinas que marcaram épocas e estão vivas nessa festa tão tradicional.
Encerrando o Arraiá do Sesc, o público pode conferir o show Chameguim Dusbons, com Jean Dumont, a partir das 19h, que levará muito forró ao som tradicional de sanfona, triângulo e zabumba.
Sobre o Sesc Cultura de Raiz
Projeto que visa proporcionar espaços para divulgação dos grupos de tradição e suas expressões, que apresenta caraterísticas atreladas às comunidades especificas, suas identidades, seus signos, seus símbolos e suas representatividades fincado na Cultura Popular.
Neste contexto, o Estado do Ceará é reconhecido pelo potencial cultural, em suas variadas vertentes e linguagens, a partir das peculiaridades de cada território, que resulta em uma diversidade de manifestações artísticas. O Sesc, instituição fomentadora de ações culturais, incentiva e valoriza as práticas de saberes, herança das comunidades, grupos e artistas, reafirmando suas identidades e contribuindo para seu protagonismo enquanto sujeitos culturais.
Serviço
Arraiá Do Sesc - Projeto Sesc Cultura Raiz
Data: Quarta, 07 de junho
Local: Sesc Fortaleza - Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro
Gratuito
Programação
08h – Documentário Dona Mazé, Mestra da Esperança (Mestra Mazé)
09h – O Conto de Fadas Junino (K’Os Coletivo)
12h – O Baile da Gabriela (Gabriela Mendes)
14h – Documentário Dona Mazé, Mestra da Esperança (Mestra Mazé)
15h – O Conto de Fadas Junino (K’Os Coletivo)
16h – O Casamento dos Desequilibradoz (Grupo Desequilibradoz)
17h - Quadrilha Junina Infantil Cai Cai Balão (Instituto Cai Cai Balão)
18h – Quadrilha Junina (Grupo de Tradição Folclórica Raízes Nordestinas)
19h – Chemeguim Dusbons (Jean Dumont)