Espelhos com molduras de palha de carnaúba, lagartixas de madeira, poltronas de couro, vestuários de renda e crochê além de muita arte popular estão presentes no estande da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) no Festival DFB 2023, que acontece de 31 de maio a 3 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. Com o tema “Em Movimento“, a edição 2023 do DFB Festival destaca o potencial de reinvenção, evolução e impacto social do evento, que se consolidou como um dos maiores propulsores da cultura criativa no cenário nacional.
A Secretaria da Proteção Social, por meio da CeArt, está presente nos quatro dias, quando os visitantes poderão adquirir peças de artesãos de diversas regiões do Estado com o Selo CeArt que garante a qualidade, sustentabilidade e inovação da produção do artesanato cearense com a essência cultural própria do nosso Estado. “O reconhecimento do artesanato, cada vez mais presente nas passarelas e nos ambientes de moda, é muito positivo porque essa valorização também pode transformar a vida de famílias de forma sustentável e inclusiva”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará, Patrícia Liebmann.
Para decorar o estande, o design da CeArt, Patrício Barros, buscou inspiração na própria infância no interior do Estado quando observava as lagartixas na parede buscando os insetos atraídos pelas luzes, no início dos períodos chuvosos. “É uma lembrança forte que tenho na cabeça que quis trazer para o espaço da CeArt com o intuito de valorizar uma das vertentes mais características da nossa cultura: o artesanato cearense”, explica Barros.