Fotos: Júlio Gaúcho/AVSQ |
O dia dos namorados (12/06) é uma data movimentada para o comércio varejista. Por isso, em Santa Quitéria, enquanto os consumidores buscam o presente perfeito, os comerciantes se preparam com novidades e promoções. Com boas expectativas para este ano, eles procuram inovar nas estratégias de vendas.
Dalva Martins, proprietária de uma loja de vestuário, espera que esse ano seja ainda melhor que o anterior. “Eu me preparei bastante para esse dia, comprando bastante roupa pra homem, pra mulher, sapato, nós temos tudo pra homem e pra mulher, da sandália, do sapato, à camisa, estamos com bastantes novidades”. A loja optou por realizar uma parceria, que na compra de um presente, o cliente concorre a um jantar num restaurante.
O comerciante Heitor Parente conta que, conversando com colegas do ramo, percebeu que é necessário se reinventar, trazendo promoções e atrativos diferentes mesmo antes da data. “A gente está montando cesta, tem variedades em relação a porta-retratos, almofadas, garrafas, canecas”, afirma Parente, e como estratégia para impulsionar as vendas, promoveu um evento de preços baixos um dia antes da comemoração.
Enquanto para os consumidores, a melhor alternativa é procurar os presentes antecipadamente para avaliar os preços e opções. Daiane Braga, da vila São Cosme, é casada há oito anos e tem preferência por comprar nas lojas físicas locais, em vez de online. Já Romária Araújo, que mora na fazenda Campo Alegre, é casada há dois anos e compartilha do mesmo pensamento: “Eu gosto de comprar na loja física, que eu quero escolher a cor, o jeito que 'cê' gosta certinho.”
As duas compartilharam que preferem fazer uma pesquisa nos valores antecipadamente, mas já sabem o que estão buscando para presentear. “Eu já penso o que eu quero dar, tudo na mente, quando eu chego aqui eu já vou logo nas lojas, Eu gosto de antecipar logo", conta Romária.
Apesar das compras online estarem aumentado no país, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em Santa Quitéria, os comércios físicos não perderam espaço, já que os consumidores têm optado por esse segmento, e seguem otimistas sobre bater a meta de vendas do ano passado.
A voz de Santa Quitéria