Coletividade, identidade, união, direitos e deveres foram as palavras escolhidas pelos alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, de Maracanaú, para definir Cidadania. Os estudantes do curso técnico de Contabilidade se reuniram nesta sexta-feira (16/6), na Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC), para participar de formação sobre o tema, contemplando ainda a missão institucional, funções que a Corte de Contas desempenha e transparência dos recursos públicos.
A iniciativa faz parte do projeto Visita Cidadã Guiada, que visa proporcionar aos estudantes de instituições de ensino de todo o Estado a oportunidade de conhecer o órgão em sua estrutura e funcionamento, colocando em prática os conteúdos aprendidos na sala de aula.
O encontro iniciou com uma dinâmica, conduzida pelo gerente de Planejamento e Execução de Soluções de Aprendizagem do IPC, Pedro Henrique Camelo, com apoio da colaboradora Thaynara Figueiredo, que promoveu reflexão e debate sobre a compreensão deles em relação à cidadania. Após o momento, foram apresentados os membros do TCE Ceará, os serviços da Ouvidoria, as ações de fiscalização, entre outras competências e serviços que a Corte oferece.
“É muito importante essa vivência para um aluno de contabilidade, para ver os bastidores e saber como as coisas realmente acontecem no poder público, como que o Tribunal atua, dentre outras informações”, afirmou Arlene Monchery. A professora do curso técnico explicou como os ensinamentos complementaram na aprendizagem escolar e em suas vidas.
Para a aluna Letícia Laysla, a visita foi propícia para sanar dúvidas e conhecer de forma prática o conteúdo estudado em sala. “Achei bem interessante a visita, nós conseguimos nos aproximar da área contábil, aprendemos como o TCE atua e também como podemos ajudar nossa comunidade e a sociedade.”